Levantamento da empresa mostra que ferramentas desenvolvidas para este segmento provam eficiência acima da média e promovem a quitação de pendências financeiras em até 180 dias após a notificação.
Estudo realizado pela Serasa Experian junto a uma amostra representativa das cooperativas de crédito do Brasil – concentradas nas regiões Sul e Sudeste – apontou um índice de recuperação de 80% das dívidas atrasadas em até 180 dias. A análise considerou as soluções desenvolvidas pela empresa aplicadas nesse mercado. “O uso das ferramentas adequadas garante eficiência acima da média nesta fase do ciclo de negócios e traz significativo retorno sobre o investimento para o cliente que as contrata. As cooperativas que não utilizam soluções de inteligência conseguem recuperar em média apenas 15% das dívidas em igual período”, diz o diretor de segmento da Serasa Experian, Adriano Trevisan.
De acordo com o levantamento, o comportamento dos devedores no segmento de cooperativas de crédito proporcionou a observação da correlação entre as consultas a crédito sobre determinado CPF ou CNPJ e sua regularização. “Quanto mais o documento é consultado, mais chances a cooperativa tem de reaver valores devidos. Isso se deve à predisposição dos devedores em regularizar primeiramente suas dívidas ligadas à comunidade ou às instituições que prestam serviços financeiros mais próximos a eles. Por isso, é de grande importância que essas cooperativas levem a pendência financeira daquele consumidor ou empresa ao conhecimento do mercado em geral”, explica Trevisan. Além de proteger o credor, o procedimento faz transparecer o risco de superendividamento, auxiliando o crescimento sustentável do crédito no país.
O levantamento foi feito com base nas recuperações de crédito, num horizonte de até 180 dias após a ocorrência de eventuais anotações de inadimplências verificadas em até 90 dias após a data das consultas realizadas pelas cooperativas de crédito entre janeiro e dezembro de 2011. A amostra do estudo é de 340 mil consultas, que representa no total o universo de cerca de 1 milhão de consultas coletadas de cooperativas de crédito representativas nas regiões Sul e Sudeste do país.
Além dos resultados para a fase de recuperação do crédito, que comprovam a eficiência das soluções, a Serasa Experian coloca à disposição das cooperativas de crédito ferramentas que ajudam a melhorar a eficiência operacional em todas as etapas do ciclo. As soluções visam a incrementar o fechamento de novos negócios, otimizar a relação risco/retorno e padronizar as operações, além de estimular a profissionalização do segmento.
Atualmente no Brasil, existem cerca de 1.300 cooperativas de crédito e mais de cinco milhões de cooperados. Com operação similar aos bancos na oferta de serviços financeiros, elas representam pouco mais de 2% do sistema de crédito nacional. “Mas o potencial de crescimento deste mercado é muito significativo. Dados das principais confederações do segmento mostram que a base de cooperados brasileiros pode dobrar em até quatro anos”, ressalta Trevisan.
Na opinião do diretor, a expertise da Serasa Experian na área de crédito a torna uma parceira importante para um segmento que projeta um desenvolvimento tão expressivo. “A companhia também tem condições de atender, com qualidade, as cooperativas de crédito em qualquer lugar do país”, diz.