Serasa Experian conquista o 4º lugar do Ranking Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico

A Serasa Experian conquistou o 4º lugar do Ranking Anuário Inovação Brasil, prêmio criado pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria Strategy& (anterior Booz & Company), cujo objetivo é analisar as ações em inovação das empresas de forma aprofundada, desde a criação de novos produtos até os novos processos. Os temas desta primeira edição foram as discussões e análises sobre os desafios da inovação no Brasil. A premiação aconteceu no dia 6 de julho, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
 
A cultura de inovação da Serasa Experian está focada no desenvolvimento de soluções que aproveitem o poder dos dados e das tecnologias de big data para transformar ideias em ações. “Com essa percepção, podemos ajudar uma empresa a mitigar riscos, ajudar a prevenir transações fraudulentas ou mesmo garantir que eles estão comercializando seus produtos e serviços para os consumidores certos, na hora certa e por meio dos canais adequados”, exemplifica o presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina, José Luiz Rossi.
 
A Experian tem uma longa história e profundo expertise em gestão e análise de grandes volumes de dados. Em 2014, a empresa foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo. “Por meio desta experiência, estamos em uma posição estratégica para ajudar clientes a gerenciar informações e melhorar a tomada de decisões”, explica o presidente.
 
Nos próximos cinco anos a Serasa Experian irá investir R$ 25 milhões para instalar um laboratório de pesquisas em São Paulo, dedicado a mapear tendências e a desenvolver novos produtos e serviços. Será o terceiro centro de inovação da Experian no mundo (os outros estão em San Diego, na Califórnia, e em Londres). “A criação deste centro possibilitará que a Serasa Experian seja cada vez mais uma empresa de big data”, afirma Rossi. Ao todo, mais de 5% da receita anual da empresa são revertidos para projetos de inovação.
 
Um bom modelo de aplicação é o Projeto de Soluções Analíticas baseadas em voz, que vem sendo desenvolvido pela Serasa Experian. As inovações tecnológicas nos permitem hoje ter os registros de voz convertidos em dados estruturados. Associados a um alto nível de desenvolvimento analítico, estes recursos podem ser convertidos em benefícios aos negócios.
 
Produtos e serviços inovadores Serasa Experian
 
Conheça alguns dos produtos e serviços inovadores da Serasa Experian e que já se consolidaram no mercado:
 
Limpa Nome Online: está no ar desde outubro de 2012 com o objetivo de facilitar a regularização de pendências financeiras dos consumidores de norte a sul do Brasil. A iniciativa pioneira foi desenvolvida pela TI, em parceria com a área de negócios. Atualmente, cerca de 90 empresas participam do serviço.
 
Conformidade Ambiental: produto permite a consulta em forma de relatório a informações de inúmeros órgãos ambientais oficiais, online e real time, e contribui para o gerenciamento do risco da concessão de crédito. Reúne tecnologia voltada à coleta de dados em sites oficiais ambientais estaduais e federais e do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
Mega Recuperação de Crédito: voltado principalmente para bancos, varejistas, empresas de telecomunicação e recuperadoras de crédito, produto informa, por exemplo, quando o consumidor está em dificuldades financeiras com outras empresas que também lhe concederam crédito, apontando que neste caso o credor deve conceder facilidades (como prazos longos ou descontos) para que a dívida seja paga. Dessa forma, a ferramenta permite uma abordagem totalmente individualizada, de acordo com a necessidade de cada cliente, evitando altos custos com ações de cobrança e facilitando os pagamentos para os consumidores endividados.
 
Safety: o Safety é voltado para fraudes em transações comerciais não presenciais, incluindo compras com cartões não presentes. A eficiência do Safety está em três componentes disponibilizados pela tecnologia: a avaliação do risco de fraude do cliente que efetua a transação; a avaliação da reputação de risco do dispositivo (computador, tablet, smartphone ou TV) que acessa o site; e a plataforma voltada à automação da decisão, criada a partir de dados disponíveis sobre a transação avaliada e o histórico de operações feitas pelo consumidor.
 
Uma das maiores novidades para o mercado brasileiro é o módulo de avaliação da reputação do equipamento. A função considera o risco retroativo associado ao equipamento do qual parte a tentativa de compra. O Safety verificará se já há registros ocorrências de fraude ou informações inconsistentes relacionadas àquele aparelho e seu uso. O grande diferencial deste módulo está na base de mais de 1,4 bilhões dispositivos identificados por meio de uma chave atribuída a cada um, o que possibilita seu reconhecimento em qualquer lugar do mundo, assim como sua reputação. A solução transforma os dados apurados em pontuação de risco, tornando a tomada de decisão do vendedor do e-commerce muito mais segura.
 
 
Serasa Experian
 
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
 
Experian
 
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com