A Serasa Experian adotou a utilização de assinaturas digitais em seus contratos com fornecedores, com o objetivo de eliminar papel e agilizar os processos e demandas da área de compras. O projeto “Paperless” teve início em setembro de 2017 e, desde então, 290 contratos foram fechados digitalmente com ajuda do certificado digital, documento de identificação no meio eletrônico com validade jurídica, tanto para pessoa física quanto pessoa jurídica.
A dinâmica elimina a necessidade de impressão e envio dos documentos na versão física, dando rapidez e economia de custos aos processos, além de colaborar com o meio ambiente. A Adoção da assinatura via certificado digital também elimina o risco de extravio de documentos e possibilita o acompanhamento totalmente online dos processos por meio da ferramenta digital de assinaturas. “É possível verificar onde e com quem está parado o processo, por exemplo, permitindo a cobrança de retornos pelo comprador responsável”, explica Rodrigo Imai, diretor financeiro da Serasa Experian.
O representante legal das empresas fornecedoras utiliza o certificado digital e-CPF para assinar eletronicamente os contratos com a Serasa Experian. Fernanda Dourado, gerente operacional da Capitani, empresa de recrutamento, s e l e ç ã o e terceirização de mão de obra, nunca havia utilizado o e-CPF antes para a assinatura de contratos até começar a atender o pedido da Serasa, e ficou satisfeita com a agilidade proporcionada pela assinatura digital. “Antes, levava até duas semanas para um profissional de TI conseguir começar um projeto na Serasa, por conta das assinaturas e dos trâmites de transporte. Agora, em um dia está tudo assinado. Dessa forma, não perdemos este profissional para outros projetos”, comemora.
Fernanda também ressalta a economia com os custos de transporte mas, para ela, o tempo ganho é o maior benefício. No começo, achou que o processo digital poderia ser complicado, mas ficou impressionada com a simplicidade. “Assino um contrato com dois cliques”, conta. Por conta disso, a Capitani já pensa em expandir o uso da assinatura digital para os contratos de outros clientes da empresa.
A assinatura digital de contratos é um dos benefícios do certificado digital para empresas, que também podem utilizá-lo para realizar o envio de declarações e cumprir as obrigatoriedades corporativas em relação ao fisco, por exemplo. “Cada vez mais as empresas estão adotando a certificação digital para desmaterialização e desburocratização de diversos processos. Dessa forma, as companhias conseguem reduzir custos, ganhar tempo e, ainda, ser mais sustentável, com a eliminação do uso de papel”, afirma Murilo Couto, gerente sênior de identidade digital da Serasa Experian.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br