Para melhorar o desempenho e a gestão dos negócios, a Serasa Experian escolheu soluções open source. A companhia do setor de serviços e soluções em informação de pessoa física e jurídica optou pelo Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e ainda pelo Red Hat Network Satellite para garantir a administração eficaz dos três mil desktops e mais de 800 servidores do parque tecnológico. A migração deverá será finalizada em junho deste ano.
A Serasa Experian utiliza as soluções Red Hat Enterprise Linux em servidores físicos Intel e o gerenciamento é feito pela ferramenta Red Hat Network Satellite. A empresa possui, ainda, o RHEL para Integrated Facility for Linux (IFL) IBM Mainframe e um ambiente de nota fiscal eletrônica (NF-e) para clientes, que utiliza o Red Hat JBoss EAP (Enterprise Application Platform).
De acordo com o gerente corporativo de TI e responsável pela área de infraestrutura da Serasa Experian, Carlos Rebelato de Alcântara, as soluções possibilitam performance, agilidade nos negócios e ganho de tempo na administração do parque de servidores. “Todo o processo de captura, processamento, armazenamento e disponibilização de informação é feito por meio eletrônico e têm a participação das plataformas”, explica.
Alcântara diz que a escolha por soluções open source aconteceu especialmente pelo custo. Além disso, segundo ele, soluções Linux têm hoje maturidade e segurança alinhados às demandas da Serasa. “A solução tem funcionado bem e nos faz pensar em transferir outros ambientes e plataformas para a Red Hat”, finaliza.