A Serasa Experian venceu a barreira que existia quando o assunto era contratar outsourcing de impressão. Trabalhar com a terceirização das operações de TI não era comum, por questões de segurança da informação. Gerente Corporativo de TI, Carlos Alcântara explica que a matéria prima na empresa é a informação e que havia um cuidado em relação a isso. “Este projeto de impressão foi tão positivo que abriu as portas para outras operações aqui na companhia”, informa Alcântara.
A modernização do parque de impressoras deveria contemplar a segurança das informações com a garantia de que os dados seriam impressos após sua liberação por meio da leitura ótica do login do crachá. A flexibilidade também seria fator essencial, pois com a rede wireless disponível nos prédios era necessário imprimir em qualquer máquina para garantir os benefícios da mobilidade para os usuários.
Além da segurança da informação, a redução no volume de impressões foi visível. Ao final do primeiro mês de implantação foi apontada a redução de 30% no volume de impressões e, nos meses seguintes, a média se manteve em 20%. Os resultados obtidos vão além da economia de papel. Hoje a Serasa Experian pode acompanhar o consumo de cada colaborador, o que gera a autoconscientização. Outro fator positivo é que a manutenção passou a ser preventiva, com máquinas novas o índice de peças danificadas é mínimo e quando isso ocorre, o conserto é feito dentro do prazo determinado.
O projeto também vai ao encontro das ações socioambientais desenvolvidas pela empresa que possui coleta seletiva expandida aos moradores do bairro, trata a água usada em suas instalações, utiliza sensores de presença para desligamento automático das luzes e não utiliza mais monitores de tubo, além de manter instalações 100% acessíveis, que permitem que mais de 80 funcionários portadores de diferentes deficiências trabalhem no prédio.