A Receita Federal liberou consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Para consultar o extrato, o contribuinte precisa ter um código de acesso gerado na própria página da Receita e, para isso, terá que informar o número de entrega das duas últimas declarações, a alternativa é o uso do certificado digital.
Para Michel Medeiros, CEO da Soluti Certificação Digital, essa é mais uma função do certificado digital que é desconhecida por muitos. “O certificado digital estabelece uma conexão segura entre o visitante e os servidores por meio de um canal de criptografia e todas as transações realizadas por meio do documento eletrônico tem validade jurídica” explica.
Este ano o número de emissão de certificados digitais aumentou em mais de 20%, em comparação ao mesmo período do ano passado. “A certificação digital permite um trabalho em um universo sem utilizar o papel, com redução de custos diretos e indiretos, ganho de tempo e eliminação de burocracia”, conta o CEO da Soluti Certificação Digital.
A Receita Federal instituiu obrigatória a assinatura digital efetivada mediante utilização de certificado digital válido, para apresentação de declarações, por todas as pessoas jurídicas.
Nessa segunda etapa da restituição do Imposto de Renda o dinheiro estará disponível para os contribuintes, na rede bancária, no dia 15 de julho. Caso encontre algum tipo de divergência nos dados enviados, deve fazer a retificação para não permanecer na malha fina.
A Receita disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, que permite a consulta às declarações para quem usa os sistemas Android e iOS. Para o CEO da Soluti, esses acessos se tornam mais seguros quando se utiliza a certificação digital. “Com o uso crescente da internet, especialmente, informações sendo recebidas e enviadas de diversos dispositivos existe uma grande necessidade de proteção dessas informações, o uso do certificado digital é garantia de segurança para qualquer relação”, conta.