A segunda etapa do RIC – Workshop 2011 aconteceu em Salvador (BA), no Hotel Pestana, dia 03 de junho, e contou com a presença de cerca de 60 participantes. Entre eles, representantes dos Institutos de Identificação de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Distrito Federal, Espirito Santo e Tocantins, representantes dos Institutos de Identificação e do comitê Gestor do Registro de Identidade Civil (RIC). Também estiveram representantes de Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), do Instituto Nacional de Criminalística (INC), do Instituto de Identificação INI, o secretário do Comitê Gestor do RIC, o presidente do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação (CONADI) além dos membros de associadas da ABRID.
O objetivo desses encontros é sanar as dúvidas e tentar diagnosticar os problemas dos Institutos de Identificação para consolidar a implantação do projeto RIC. Entre os temas tratados no Workshop, foram o certificado digital, vantagens do selo eletrônico, a integração dos sistemas normativos e de padrões da ICP-Brasil e do RIC e a segurança do registro.
As características técnicas do cartão RIC foram apresentadas por dois representantes do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (INC). O secretário executivo do Comitê Gestor do Projeto de Registro de Identificação Civil, Dr. Paulo Ayran, apresentou os problemas do RIC e o que já foi solucionado no processo de emissão do registro no ano de 2010. Enquanto o coordenador geral de Operações do ITI Dr. André Caricati fez uma apresentação explicado o que é a certificação digital e explicou o papel dos Institutos de Identificação na emissão do RIC.
O diretor de identificação da ABRID, Dr. Edson Rezende, encerrou o evento pedindo uma maior participação dos Institutos de Identificação para consolidação do projeto. A próxima edição regional do RIC – Workshop 2011 acontece em Manaus (AM) no dia 08 de julho, no Tropical Manaus.