Secretário-Executivo da Jucesp encerra cronograma de palestras do III Seminário

 O segundo dia de palestras do III Seminário Nacional de Certificação Digital acontece nesta quinta-feira (16), em São Paulo, simultaneamente com a feira Cards Payment & Identification, a maior feira de tecnologia para o setor de cartões, meios de pagamento, identificação e certificação digital na América Latina. O Seminário terá mais quatro apresentações que abordarão o uso do certificado digital ICP-Brasil nas mais diversas aplicações.

O Assessor Técnico do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Ruy Ramos, que explanou no que se refere ao padrão brasileiro de assinatura digital, verificador de conformidade do padrão ICP-Brasil e sua criação. Posteriormente, o presidente do Colégio Notarial do Brasil – CNB/SP, Carlos Fernando Chaves, chamou a atenção para sua temática “centro notarial de autenticação digital e de seus serviços eletrônicos compartilhados” a qual foi apresentada de forma esclarecedora.

Por sua vez, o advogado da Ramos Fernandez Rossetti Cleto, Diogo Ramos, abordou as peculiaridades do processo judicial eletrônico no que tange sua história, a obrigatoriedade, as consequências da implantação do certificado digital. Ou seja, a advocacia eletrônica. “Não descarto a possibilidade de peticionar via smartphone. Tecnologia nós temos”, assegura Diogo.
 
 Por último e não menos importante, o Secretário Executivo de Tecnologia da Informação da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, José Tito. O palestrante abordou os usos do certificado ICP-Brasil nos sistemas da Jucesp, órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, órgãos empresariais e sociedades cooperativas do Estado,  fechando a programação de palestras do III Seminário Nacional de Certificação Digital.