Criado pela Associação Comercial de São Paulo em 1955, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) completa 60 anos neste mês de outubro, confirmando uma das características que regem sua atuação desde que começou a operar: a inovação. Em 1912, a Associação Comercial de São Paulo já era pioneira na prestação de informações sobre empresas e graças a essa expertise é que foi a escolha dos varejistas, na época, para liderar o projeto de criação do SCPC com as informações dos consumidores. A criação do SCPC já representou uma inovação importante no mercado de crédito, para o qual tem sempre contribuído desde então. O SCPC representou uma revolução no modo como os consumidores solicitavam crédito, bem como na maneira em que os lojistas avaliavam os perfis dos seus clientes.
Com essa postura inovadora, o SCPC chega aos 60 anos com números que mostram seu papel relevante na história do crédito do País: tem atualmente mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e consumidores, além de mais de 200 milhões de consultas por mês e 42 milhões de negócios por dia.
Em sua trajetória, a atuação do SCPC resultou também em uma série de serviços adicionais para outras entidades, que tentavam replicar seu modelo e recebiam o apoio do SCPC e a colaboração da Associação Comercial de São Paulo. Mesmo com o fornecimento desses serviços, o SCPC manteve-se à frente das outras entidades (CDL’s e SPC’s), conseguindo de forma própria as capacidades e a informação que são reconhecidas pelo mercado, e que o tornaram co-líder do mercado.
Uma trajetória de sucesso
O SCPC está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além de ter parceria com mais de duas mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Desde 2010, administrado pela Boa Vista SCPC, empresa que é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, do Clube Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.
Em 2011, ao concluir a fusão de suas operações com a Equifax do Brasil, combinando know how internacional com experiência local, a Boa Vista SCPC firmou-se como a maior empresa de tecnologia voltada a prestação de serviços para decisão de negócios através da aplicação de inteligência a grande massa de dados, customizando produtos e serviços e oferecendo flexibilidade para as diferentes demandas de mercado, atuando em todo território nacional. E é também o segundo maior birô de crédito do Brasil. Suas soluções auxiliam a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e na prevenção contra fraudes, para os seus clientes, dos mais diferentes segmentos.
O SCPC foi pioneiro ao oferecer agilidade às consultas e também ao processo de concessão de crédito, que se mostrou altamente vantajoso aos lojistas. E por se mostrar benéfico aos negócios dos comerciantes, posteriormente, passou a ser consultado também pelas empresas do sistema bancário e de serviços. E assim pode-se afirmar que o SCPC é parte importante da história do crédito do Brasil.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.