Samsung quer expandir uso da biometria e colocá-la em aparelhos mais baratos

 Apesar de eventuais problemas de segurança, a Samsung parece estar disposta a usar a biometria como um de seus métodos de proteção padrão. De acordo com o vice-presidente sênior da empresa, Rhee In-jong, a tecnologia pode ganhar novas formas em aparelhos de todo de linha e também aparecer futuramente em dispositivos mais baratos da empresa. Apesar de não ter feito nenhum anúncio nesse sentido, em entrevista ao Wall Street Journal, Rhee disse que a ideia é sempre ser a líder do mercado. E, na visão do executivo, isso envolve inclusive trazer novas tecnologias às mãos dos usuários o mais rápido possível, ou então apresentá-las de uma maneira que os clientes não estavam esperando.

 
O foco em uma segurança ainda maior para os aparelhos, por exemplo, estaria levando a Samsung a estudar o reconhecimento de íris como uma nova alternativa biométrica em seus próximos dispositivos topo de linha. A novidade, inclusive, cairia bem com usuários corporativos e governamentais, que cada vez mais carregam seus dispositivos pessoais para o trabalho e, por meio deles, acabam tendo acesso a informações confidenciais.
 
A ideia é incluir esse tipo de mecanismo de proteção mais avançado em aparelhos com o sistema Knox, cujo foco é o mercado corporativo. Tendo como principal rival a BlackBerry, a fabricante sul-coreana espera intensificar o trabalho junto a executivos e companhias de forma a se tornar uma presença constante também nesse mercado. Rhee, porém, admite que a resposta dos consumidores está bem abaixo do esperado. Segundo ele, dos 87 milhões de celulares que possuem o Knox embarcados, apenas 1,8 milhão estão efetivamente usando o sistema. Os outros acabaram adotando soluções corporativas proprietárias ou, então, funcionam no mercado empresarial sem proteção alguma, o que é ainda pior.
 
O objetivo agora é trabalhar junto a órgãos governamentais na obtenção de certificações já que, na visão da fabricante, esse é o primeiro passo para qualquer sistema empresarial começar a fazer sucesso. Bancos, instituições financeiras ou de saúde são os principais clientes em potencial neste caso.