Reconhecendo que as megatendências de sustentabilidade irá conduzir a necessidade de mudança no negócio e visão nacional, a Saudi Basic Industries Corporation (SABIC) está integrando mudanças em sua estratégia de negócios e as prioridades para posicionar a empresa e da nação para os desafios enfrentados, agora e no futuro.
Falando em um painel de discussão sobre "Modelos de Negócios Inovadores no Oriente Médio", na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em Doha, em 03 de dezembro, Mohamed Al-Mady, vice-presidente e CEO da SABIC, disse que, para cumprir sua missão de sustentabilidade, o indústria petroquímica, incluindo a SABIC, terá de fazer contribuições significativas e inovações. "Isso vai exigir a colaboração com o governo e todos os contribuintes em toda a cadeia de valor. Precisamos de muitas soluções, mas soluções para os desafios difíceis sempre foram o que as empresas devem prestar se espera para se sustentar”.
Estratégia da SABIC sustentabilidade exige que a empresa utilize recursos naturais finitos com mais sabedoria e investir em recursos de renovação, especialmente de energia, para reduzir o impacto da produção da empresa e os processos de distribuição através de energia e material de eficiência e inovação de processo, permitem clientes, consumidores e a sociedade em geral para ser mais sustentável, através das soluções que a empresa pode fornecer por meio de seus produtos e de tecnologia, como automóveis de ponderação luz, e desenvolver métodos para fechar o ciclo de vida de tal forma que os materiais da indústria são reutilizados inúmeras vezes.
Al-Mady citou a Universidade Rei Abdullah de Ciência e Tecnologia (KAUST) como "um dos melhores exemplos" de visão nacional e sustentabilidade. Ele elogiou a visão da universidade para se concentrar em questões de sustentabilidade importantes, trazendo as melhores mentes do mundo em conjunto para desenvolver soluções para os problemas de sustentabilidade importantes em energia solar, purificação de água, a ciência biodiversidade vegetal e Mar Vermelho. "Estamos orgulhosos do nosso alinhamento com KAUST e ter construído um centro de pesquisa há a colaborar com a rede científica e talento que eles têm montado. Desenvolvemos também acordos de investigação com outras universidades sauditas e estrangeiros para acelerar a nossa inovação ", disse ele.
Um segundo exemplo chave da visão nacional, ele disse, é a ênfase que o governo saudita está colocando em um plano nacional de eficiência energética. O governo está tratando o uso de energia no condicionamento, casa de transporte aéreo e indústria, metas de melhoria da eficiência energética. SABIC está utilizando seu programa de sustentabilidade para enfrentar os desafios deste mandato, disse ele.