Rival brasileiro para Gmail se chamará Mensageria Digital e estreará em 2014

 O serviço de e-mails nacional produzido pelos Correios para rivalizar com Gmail, do Google, e Hotmail, da Microsoft, já tem nome e data para estrear. A ferramenta será chamada Mensageria Digital e o plano é que os primeiros usuários criem suas contas a partir do fim do primeiro semestre de 2014, segundo os Correios.

 
Em entrevista dada ao Tecneira, a instituição afirmou que ainda está analisando o modelo de negócios do serviço e não descarta a venda de publicidade (como faz o Google, por exemplo), para bancar os custos do Mensageria.
 
O serviço de e-mails, pedido pelo Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, será um desdobramento do Correio Digital, serviço pago de mensagens para empresas que começou a ser desenvolvido em maio de 2012. A divisão responsável pelo Correio Digital (e, consequentemente, pela Mensageria Digital) é composta por 60 profissionais e está alocada em Brasília.
 
Inicialmente, os Correios afirmam que a certificação digital seria obrigatória para garantir a privacidade das informações trocadas. Ao citar “mudanças de conjuntura”, a instituição diz que está reavaliando a obrigatoriedade, sem explicar quais mudanças são estas.
 
Bernardo pediu aos Correios o desenvolvimento de um serviço de e-mail nacional após o jornal americano The Washington Post revelar que a agência de segurança americana NSA espiona os conteúdos publicados em populares plataformas americanas, como os serviços do Google, da Apple, da Microsoft, do Facebook e afins.
 
Um serviço genuinamente nacional de e-mails, segundo Bernardo citado pelo jornal Folha de S. Paulo, poderia mitigar a bisbilhotice americana nas mensagens trocadas entre brasileiros. Pioneiro dos serviços de e-mails no Brasil, o empreendedor Aleksandar Mandić chamou o projeto de “uma viagem”.
 
O serviço já tem nome?
Correios: Mensageria Digital – o serviço faz parte da plataforma Correio Digital.
 
Qual o atual estágio de desenvolvimento da ferramenta? Os Correios trabalham com uma data de lançamento?
Os Correios estão desenvolvendo o plano de negócios do serviço. A previsão é disponibilizar até o final do primeiro semestre de 2014.
 
Quais vantagens o serviço brasileiro de e-mails teria em comparação a rivais como o Gmail, do Google, ou o Hotmail, da Microsoft?
A ideia é desenvolver um serviço que ofereça mais privacidade que os serviços disponíveis hoje.
 
A criação e manutenção de um serviço do tipo exigem um alto investimento. Os Correios estimam os gastos no serviço? Como o serviço se pagará?
O serviço vinha sendo formatado para atender clientes corporativos, sob pagamento. A pedido do Ministério das Comunicações, os Correios estão estudando a viabilidade de oferecer o serviço gratuitamente aos cidadãos. Estes custos ainda estão sendo analisados, bem como alternativas para cobri-los, como parcerias com outras empresas e oferta de publicidade, a exemplo do que já fazem grandes provedores.
 
No primeiro ano de funcionamento, quantos usuários os Correios esperam que adotem o serviço? Os Correios também seriam os responsáveis pela hospedagem do serviço de e-mails?
Essa informação faz parte do plano de negócios, que está em desenvolvimento.
 
A certificação digital será obrigatória para quem usar o Mensageria Digital?
No projeto inicial da Mensageria Digital, a certificação estava prevista como obrigatória. Com as mudanças da conjuntura, estamos avaliando criar mais de um produto dentro da Mensageria Digital. Um deles, certamente utilizará a certificação digital. Para os demais, está em avaliação.
 
O governo pretende custear a certificação digital para os brasileiros?
Ainda está sendo definido.
 
Qual o tamanho da equipe que está por trás do serviço?
O grupo de trabalho do projeto Correio Digital (incluindo o plano de negócios da Mensageria Digital) foi criado no início de maio de 2012, com 60 profissionais das áreas de negócios, financeira, clientes e tecnologia de Brasília.