O 9º CertForum – Fórum de Certificação Digital – aconteceu ontem, dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado do Rio de Janeiro (Proderj). Representantes do governo e de empresas privadas estiveram presentes.
A pauta dos debates foi composta por temas como as principais iniciativas e inovações que utilizam a certificação digital padrão ICP-Brasil, benefícios e desafios da implantação de processos eletrônicos e a implantação do Registro de Identidade Civil – RIC – na cidade do Rio de Janeiro.
O diretor da ABRID, Edson Rezende, foi o moderador do painel sobre o RIC. O secretário executivo do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (Sinric), Paulo Ayran, e o chefe do departamento de Inovação Tecnológica da Casa da Moeda, Antônio Ferreira, falaram sobre a implantação do novo documento Brasil, juntamente com o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, e com o diretor de Identificação Civil do departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Siliprandi.
O secretário executivo do Comitê Gestor explicou a necessidade de um sistema de registro mais moderno e seguro. Além disso, Ayran falou a respeito das especulações sobre o valor do documento. Segundo ele, cada estado tem sua política de cobrança para o RG e não vai ser diferente com o RIC. “Os primeiros dois milhões de documentos serão entregues gratuitamente e, para a próxima etapa, vai haver uma conversa com todos os estados para que isso fique definido.”, explica.
O processo de modernização do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a desmaterialização de documentos também foram assuntos discutidos durante o seminário. De acordo com o diretor geral de Informática do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Motta, a digitalização de documentos pode gerar uma economia de até um milhão de reais por ano.
O evento, organizado e patrocinado pela ABRID e com o apoio de associadas, contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado do Rio de Janeiro (Proderj), Paulo Coelho, além de representantes de empresas públicas e privadas.
O 9º CertForum é voltado para desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais, consumidores da tecnologia. A última edição do 9º CertForum vai ser realizada no dia 21 de setembro, em Brasília.
ICP-Brasil – 10 anos
O presidente do ITI, Renato Martini, aproveitou a ocasião para homenagear as instituições que contribuíram para o ICP-Brasil, que completa dez anos em 2011. “Completamos uma década de certificação digital, não podíamos deixar de lembrar de todos que nos ajudaram e acreditaram nessa revolução tecnológica”, comemora Martini.
Os troféus foram entregues para o secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, representado pelo subsecretário de Implantação de Processos Digitais, Marcos Horta, para o presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, representado pelo chefe de departamento de Inovação Tecnológica, Antônio Ferreira, para o presidente do Proderj, Paulo Coelho.
Confira aqui a galeria de fotos do evento.