A etapa Sudeste do RIC – Workshops Regionais 2011 aconteceu ontem, dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela ABRID e patrocinado pelas associadas Akiyama, Bayer, Casa da Moeda, Gemalto, IntelCav, Montreal, NEC, Oberthur, Safran Morpho, Serasa e Valid. Representantes do governo e de empresas privadas se reuniram para debater o atual estágio do projeto RIC no Brasil e trocar ideias de como otimizar a implantação do projeto em todos os estados do país.
Na parte da manhã, os diretores dos Institutos de Identificação de Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás falaram sobre a expectativa de implantação do RIC em seus respectivos estados. O consultor do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação (Conadi), Carlos Alberto Collodoro, explicou a infra-estrutura do processo de modernização do cartão RIC. Ele também falou sobre o objetivo do documento e a necessidade de uma padronização nacional dos sistemas utilizados pelas instituições emissoras. A explicação dos itens de segurança do novo documento foi feita pelas representantes do Instituto Nacional de Criminalística, Narumi Pereira Lima e Janine Zancanaro da Silva.
Na segunda parte do workshop, o assessor da presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ruy Ramos, explicou os benefícios da certificação digital no Brasil, como a validade jurídica em documentos eletrônicos e a redução de custos com impressão. O certificado digital é um dos componentes do cartão RIC.
O secretário executivo do Comitê Gestor do Sinric, Paulo Ayran, expôs a situação atual do projeto RIC no Brasil. Segundo ele, os primeiros documentos serão emitidos a partir de setembro. E, desde o ano passado, diversas pendências foram sanadas, como a aprovação do modelo gráfico, que foi finalizado no final de março deste ano.
A última etapa do RIC – Workshops Regionais 2011, na região Centro-Oeste, está programada para o dia 22 de setembro, em Brasília.
Confira as fotos do evento aqui.