RIC chega primeiro a funcionários do INSS e Dataprev

Os funcionários do INSS e da Dataprev participarão do projeto piloto de implantação do Registro de Identidade Civil (RIC) e estarão entre os primeiros brasileiros a receberem o novo documento – cuja primeira etapa se dará no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro e Bahia.

Segundo o coordenador geral de Segurança de Informações da Dataprev, Humberto Campedelli, o cadastro de empregados e servidores ligados à Previdência Social nesta fase foi definido durante reuniões do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil.

Na última semana, os primeiros passos para o início desse cadastro no Rio de Janeiro foram definidos em uma reunião entre representantes da Dataprev, da Superintendência Centro do INSS/RJ e do Detran/RJ, que será o agente de registro no estado.

Segundo Cesar Castello Branco, gerente da Coordenação de Planejamento de Segurança de Informações da Dataprev, inicialmente haverá o processo de coleta das informações pessoais de servidores e empregados — como nome, identidade, CPF, filiação, entre outros. “Os trabalhos de registro terão início em setembro para o INSS e em data a ser confirmada para a Dataprev”, explica.

Após esta fase de registro, será programado um novo agendamento para recebimento do cartão, que virá com o certificado digital agregado, padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). A data para a entrega dos cartões, no entanto, ainda não está definida.

Na Dataprev, esse processo de cadastro de empregados será coordenado pela Coordenação Geral de Segurança de Informações (CGSI). Após o Rio de Janeiro, onde serão credenciados 1.630 empregados, será a vez da Bahia, com 72 empregados, e, em seguida, do Distrito Federal, onde 285 receberão o RIC.