RG digital começa a ser definido

Esta história de carregar na carteira o RG, o CPF, o título de eleitor e também a carteira de motorista será coisa do passado no país, em breve. O Registro de Identificação Civil (RIC) deve chegar a alguns brasileiros ainda em 2010. O documento servirá como identificador não só na vida comum como na digital. E reunirá, em um só cartão, uma porção de dados. Só não se sabe ainda exatamente o quê.

De acordo com reportagem do estadão.com, a proposta é que ele desburocratize o uso e garanta mais segurança. O RIC cadastrará os brasileiros biometricamente e atrelará um número de dez dígitos às impressões digitais. Um sistema parecido já foi adotado há três anos em Portugal (o Cartão de Cidadão) e está sendo implementado no Chile.

O RIC brasileiro deve dar acesso a serviços públicos e privados. Além de armazenar informações biométricas, o chip de 64 kilobytes suporta aplicativos. Poderia ser usado, por exemplo, para transporte público ou cartão de crédito.

As funções exatas do RIC começam a ser definidas a partir desta semana, quando se reunirá o comitê responsável pelo tema, formado por representantes de ministérios e de regiões do País. O que está em jogo são três questões fundamentais: cidadania, segurança e privacidade.

http://wp.clicrbs.com.br/visor/2010/08/23/rg-digital-comeca-a-ser-definido/