Registro de Identidade Civil é destaque do programa Brasil Eleitor

Considerado o documento do futuro, o Registro de Identidade Civil (RIC) é o destaque da edição inédita do programa Brasil Eleitor, que estreia neste domingo, às 21h30 pela TV Justiça. Totalmente digitalizado, o RIC reúne em apenas um chip vários documentos, como RG, CPF e título de eleitor, mas pode armazenar também diversas informações sobre cada cidadão, como dados previdenciários e trabalhistas.

Uma reportagem especial mostra como o RIC vai funcionar e de que forma a Justiça Eleitoral tem contribuído para o fornecimento de informações dos eleitores, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concentra o maior banco de dados de pessoas do país, reunindo informações sobre mais de 135 milhões de cidadãos.

O programa também mostra como fazer a revisão de dados nos cartórios eleitorais, e fala sobre o exemplo do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) no atendimento aos cidadãos com deficiência auditiva. Lá, os servidores estão sendo treinados para usar a Língua Brasileira de Sinais (Líbras).

O Brasil Eleitor ainda explica a diferença entre plebiscito e referendo e, em uma reportagem produzida na Paraíba, mostra como funciona a cassação de políticos que desrespeitam a lei e quais os principais motivos que levam um político a perder o mandato.