Região sul do País recebe o 9° CertForum

Na próxima quinta-feira (12/05), Florianópolis recebe o CertForum – Fórum de Certificação Digital, alavancado pelas expectativas de mercado para os setores público e privado. Cada vez mais, instituições brasileiras aproximam-se de tecnologias que oferecem segurança para as transações eletrônicas, como a certificação digital. A modernização dos procedimentos, que economiza tempo e dinheiro, proporciona inúmeras facilidades ao cidadão graças ao uso de certificados digitais.

O CertForum destina-se a desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais dos três níveis (federal, estadual e municipal), consumidores da tecnologia e demais interessados em certificação digital e tecnologia da informação. As inscrições gratuitas podem ser realizadas no site do CertForum (http://certforum.iti.gov.br)

Na abertura do evento, estarão presentes o diretor de auditoria, fiscalização e normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Pedro Paulo Lemos Machado, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Toubes Prata, o professor supervisor do Laboratório de Segurança da Computação (Labsec), Ricardo Felipe Custódio e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ/SC), José Trindade dos Santos entre outras autoridades.

Na primeira palestra, o professor supervisor do Labsec, Ricardo Custódio, irá compor a mesa com o diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, e com o especialista em arquiteturas de segurança de sistemas complexos da Kryptus – Engenharia, Criptográfica, Roberto Gallo. Em pauta, a cooperação para o desenvolvimento do HSM da ICP-Brasil.

Pedro Paulo Lemos Machado e o assessor técnico, Ruy Ramos, ambos do ITI, abordarão o tema “ICP-Brasil em números e o carimbo de tempo”. Eles falarão também como a certificação digital e a assinatura digital viabilizaram inúmeras aplicações no uso dessas tecnologias a serviço da cidadania.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizará exposição com o tema “Processo On-line, a prestação judicial”, tecnologia que garante um ambiente seguro para que juízes e desembargadores acessem sistemas do Tribunal para realização de despachos, decisões e sentenças.

O presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tencologia (Acate), Rui Luiz Gonçalves, apresentará um panorama sobre o desenvolvimento e utilização das novas tecnologias de informação bem como as expectativas de mercado em Santa Catarina que impulsionam o setor tecnológico do estado.

O secretário executivo do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (SINRIC), Paulo Ayran, palestrará sobre o Registro de Identidade Civil (RIC) explicando as possibilidades de uso do novo documento bem como o avanço nas políticas de identificação do cidadão. Na mesa, o chefe do Departamento de Inovação Tecnológica da Casa da Moeda do Brasil, Antônio Ferreira da Silva Filho e a assessora de Comunicação do ITI, Denise Direito.

Outro tema de grande relevância será a Telemedicina, o uso da Certificação Digital na medicina, palestra a ser ministrada pelo professor Coordenador da equipe Telemedicina e Telessaúde da UFSC, Aldo Von Wangenhein.

Florianópolis, que pela primeira vez sedia uma etapa do Certforum, é reconhecida pela produção acadêmica na área de certificação digital, bem como por abrigar empresas de destaque nacional que desenvolvem e usam essa tecnologia.

O 9° Certforum é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e conta com o patrocínio nacional das seguintes empresas: Akiyama, Antheus, Bayer MaterialScience, Bry, Datacard Group, GD Burti, Gemalto, ICE Cards, Intelcav, Montreal , NEC, Safran Morpho e Valid.

Para saber mais sobre a programação do 9° Certforum, acesse http://certforum.iti.gov.br