Referências na América Latina com a tecnologia mais avançada em tráfego

 A Coviandes forneceu à Indra o projeto, instalação e funcionamento dos sistemas inteligentes de tráfego (ITS), controle e comunicações para os novos 45 quilômetros da pista dupla Bogotá-Villavicencio, na Colômbia. As soluções mais avançadas da empresa controlarão os 18 túneis, 41 pontes e três viadutos que permitirão dobrar a pista em aproximadamente um terço da rodovia, tornando possível circular por duas vias em cada sentido.

 
A tecnologia da Indra tornará possível a implantação de uma nova central de controle operacional, situada em Naranjal, que gerenciará o tráfego nos oito setores em que a nova pista está dividida e será integrada com as centrais de controle já operacionais de Boquerón e Buenavista, implantadas também pela empresa em projetos prévios. Terá sua solução de gestão integrada de estradas e túneis Horus, que permite governar de forma centralizada os diferentes sistemas dispostos nos novos túneis, que a concessionária projetou seguindo padrões de segurança europeus para garantir a máxima segurança e funcionamento. Este aspecto é de crucial importância, já que se trata de uma rota pelo qual circulam, por dia, mais de 1.200 veículos com mercadorias perigosas.
 
ITS, Sistemas Inteligentes de Tráfego
 
A Horus integrará os diferentes sistemas inteligentes de tráfego (ITS) com o qual a Indra oferecerá à estrada, como os sistemas de circuito fechado de televisão (CCTV), contadores de tráfego, sinalização rodoviária, comunicações, postes SOS, detecção de incêndios, controle de iluminação ou megafonia. Colocará também em todas as estradas de pista dupla sistemas avançados de detecção automática de incidentes, que facilitarão a reação imediata diante de acontecimentos que possam colocar em risco a segurança do usuário ou a circulação na via.
 
Um sistema de vídeo vigilância com detecção automática de acidentes, assim como os equipamentos de medição de qualidade do ar, detecção de incêndios e estações meteorológicas, que mediante diferentes alarmes avisam em caso de emergência, são alguns exemplos destes sistemas que permitem tomar rapidamente as medidas mais adequadas.
 
A solução também inclui medidores de velocidade e sistemas de sinalização variáveis, que informarão aos motoristas em tempo real sobre a situação da via, limites de velocidade e incidentes. Os túneis também contarão com sensores de visibilidade, um sistema de iluminação artificial, de emergência e evacuação, assim como geradores de energia e estações elétricas de apoio. A estrada Bogotá-Villavicencio é a que possui maior crescimento de tráfego na Colômbia, ao ser a única conexão terrestre do centro do país com os llanos orientais e Venezuela.
 
A Indra implantou para a Coviandes boa parte das instalações de controle de sua rede de estradas na Colômbia. Fruto dessa cooperação, a concessionária possui atualmente um dos sistemas de controle de túneis mais avançados do mundo. De fato, os túneis equipados com sistemas de controle da Indra possuem a melhor avaliação em todos os estudos EUROTAP.