Recadastramento biométrico do eleitor começará em novas localidades em maio

O recadastramento eleitoral para identificação biométrica, iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com os tribunais regionais eleitorais (TREs), ganha impulso a partir de maio, com o início da revisão nos municípios de Aliança e Macaparana, de Pernambuco.

No primeiro semestre de 2011, estão convocados para se recadastrar os eleitores dos Estados de Alagoas e Sergipe, das capitais Curitiba-PR e Goiânia-GO, de Caruaru-PE e dos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva. Ainda nesta fase do projeto, a revisão será estendida a outras três cidades pernambucanas: Catende, Sanharó e Vicência.

O recadastramento biométrico nesses locais está previsto em provimento da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. A intenção do Tribunal é recadastrar até meados de 2011 um total de 6.154.816 eleitores, chegando à marca de 10 milhões de votantes recadastrados até abril de 2012.

O projeto-piloto de recadatramento para identificação biométrica do eleitor foi realizado em 2007 e habilitou eleitores de três municípios para votar nas urnas com leitor biométrico no pleito municipal de 2008: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). A experiência bem-sucedida levou o TSE a avançar no projeto e promover o recadastramento de eleitores de mais 57 cidades brasileiras.



Nas eleições de 2010, mais de 1,1 milhão de cidadãos de 60 municípios de 23 Estados votaram após terem suas impressões digitais reconhecidas pelo leitor biométrico, um equipamento acoplado à urna eletrônica. A nova tecnologia busca conferir à identificação do eleitor a extrema segurança que a urna eletrônica gerou para a votação. A expectativa do Tribunal é que em 2018 todos os eleitores brasileiros sejam identificados por meio do reconhecimento das digitais em todas as 400 mil seções de votação do país.

O recadastramento biométrico é também o primeiro passo para que os eleitores recebam, no futuro, um dos mais modernos documentos de identidade do mundo, o Registro de Identificação Civil (RIC).