Ramal Jarinal será o primeiro a ser atendido pela biometria na zona rural

 A partir dos dias 9 e 10 de novembro, os moradores do Ramal Jarinal, localizado na zona rural de Rio Branco, vão passar pelo recadastramento biométrico. O local escolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) foi a Escola Alto Alegre 2, localizada no Jarinal, Km 15 da Transacreana. A instituição será o primeiro local da zona rural a receber o atendimento biométrico. Segundo o TRE-AC, na região, residem aproximadamente 250 eleitores que votam em seções instaladas na própria escola, e assim como os demais eleitores de Rio Branco, estes deverão passar pela revisão biométrica para continuar votando a partir de 2014.

 
Com a proximidade da data de atendimento se aproxima, técnicos de informática do Tribunal participaram de um treinamento para o uso da antena VSAT, equipamento que permitirá a transmissão dos dados dos eleitores revisados para o cadastro de eleitores, via satélite, já que não há internet na região. Conforme acontece no perímetro urbano, todos os que forem atendidos receberão o título de eleitor na hora.
 
Para o TRE-AC, esse será o atendimento biométrico piloto em zona rural. A partir dele, outros locais da zona rural de Rio Branco, onde há seções eleitorais, serão atendidos, de acordo com o cronograma de atividades a ser montado pelo órgão, ainda no mês de novembro. Em alguns casos, onde houver locais de votação próximos uns dos outros, haverá agregação para a realização do serviço.
 
Documentos necessários para se recadastrar
 
Para passar pelo recadastramento, o eleitor precisa levar os seguintes documentos: título, identidade, CPF (se houver) e comprovante de endereço. O certificado de reservista é exigido para eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez.