Quem não fez a biometria deve solicitar novo título à Justiça Eleitoral

 O eleitor que perdeu o prazo para o recadastramento biométrico em João Pessoa, Campina Grande e nos demais municípios paraibanos em que campanha para implantação do novo sistema de votação foi encerrada na última sexta-feira (21), pode regularizar a situação com a Justiça Eleitoral a partir desta segunda-feira (24). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 150 mil eleitores deixaram de fazer o recadastramento biométrico e tiveram seus títulos cancelados. 

 
Para a regularização, eles devem procurar, até o dia 7 de maio, um cartório eleitoral do município onde reside, das 12h às 18h, munido da documentação necessária para requisição do novo documento e se habilitar para votar nas eleições deste ano.
 
O atendimento ao eleitor que perdeu o prazo do recadastramento biométrico em João Pessoa será feito na Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), localizado na Rua Odon Bezerra, nº 309, no bairro de Tambiá. Lá vão continuar em funcionamento 29 postos para atendimento.
 
Restrições
 
Quem não regularizar a situação dentro deste prazo, além de permanecer com o título de eleitor cancelado e não votar e nem ser votado nas eleições, terá uma série de restrições, a exemplo do cancelamento do CPF.
 
Também não poderá tirar passaporte, participar de concursos públicos, obter empréstimos em bancos oficias, se matricular ou renovar matrícula) em escolas e universidades públicas,  nem recebe remuneração, caso seja servidor da União dos Estados ou dos municípios.
 
A documentação para regularizar a situação eleitoral e reativação do título é a seguinte: título de eleitor (se tiver); identidade; CPF e  comprovante de residência recente. Dos mais de 150 mil títulos cancelados  nos 19 municípios, 43,9 mil são de João Pessoa e 44,4 mil de Campina Grande.
 
Balanço
 
A campanha do recadastramento biométrico foi encerrada na última sexta-feira com 744.774 títulos revisados nos 19 municípios onde estava sendo realizada a biometria, o que representa 83,15% do eleitorado, que é de 895.659 pessoas no total.
 
Em João Pessoa foram recadastrados 398.999 eleitores, 83,22% do eleitorado que é de 479.456 pessoas e em Campina Grande 234.242 títulos foram revisados, 83,91% dos 279.142 eleitores.
 
Dos 19 municípios que realizaram a biometria, apenas cinco não conseguiram alcançar a meta estipulada pelo TSE, de recadastrar 80% dos títulos. O recadastramento biométrico nesses 19 municípios, que terão eleições pelo sistema biométrico de votação este ano, teve início no mês de fevereiro do ano passado e somente nos últimos dias as filas se tornaram mais constantes nos postos de atendimento instalados nos dois maiores colégios eleitorais do Estado.