Segundo informações do Conselho Federal, até o último dia 10 de maio, 2.356 advogados já adquiriram o certificado digital. O documento é necessário para que o advogado possa peticionar eletronicamente nas Varas Digitais.
Para o presidente da Comissão de Direito Eletrônico, Leopoldo Fernades da Silva Lopes, o advogado ainda precisa se familiarizar com o sistema, para que as ações digitais se tornem uma rotina no dia a dia de cada profissional. Leopoldo Fernandes ressalta que além de cursos e palestras oferecidos pela OAB/MS, ele propõe a criação de um centro de capacitação para facilitar e suprir eventuais dúvidas que os profissionais ainda possam ter com relação à Certificação Digital.
“O certificado é importante até mesmo para aqueles advogados que não necessitam estar em contato com processos eletrônicos”, ressalta o advogado. Além do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, outros tribunais como o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) também estão utilizando peticionamento eletrônico.