As arenas que estão sendo construídas para os jogos da Copa do Mundo 2014 querem ir além dos jogos de futebol. E é na área de entretenimento que o show da tecnologia acontece. As tecnologias da NEC – que estão nas arenas Itaipava Arena Pernambuco, a Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, e a Arena das Dunas, em Natal – oferecem aos operadores desses empreendimentos inúmeras possibilidades de interagir com o público. Os telões, o sistema de som e até mesmo as lanchonetes podem atuar de forma integrada.
O sistema também permite a instalação de aplicativos para que, no futuro, o público tenha à sua disposição diversos meios de pagamento eletrônico. Durante o jogo, a diversão é garantida com promoções e brincadeiras, a exemplo do que ocorre na NBA – National Basket Association –, liga de basquete profissional, e na NFL – National Football League –, liga de futebol americano, ambas nos Estados Unidos.
As arenas comportam até 60 mil pessoas, o equivalente à população de uma cidade média brasileira, contam com a tecnologia para evitar que se tornem obsoletos após o evento. “O posicionamento da NEC é o de agregar inteligência aos projetos de tecnologia dos estádios”, afirma o presidente da empresa, Herberto Yamamuro. “Sozinhas, as tecnologias têm pouco valor. Quando integradas, se tornam ferramentas poderosas. Por isso procuramos entregar aos nossos parceiros um sistema pronto para usar e com muitos recursos.”
Essa infraestrutura não só traz mais eficiência ao empreendimento como possibilita a geração de receita. “Em um jogo de futebol, o operador tem dez minutos antes, o intervalo e depois da partida para vender o máximo que puder”, afirma Massato Takakuwa, diretor de negócios para governo da NEC. “Rapidez é a chave, e isso só é possível com sistemas integrados que podem, inclusive, contribuir para ampliar o tempo dessa interação com o público.”