O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edil Albuquerque, reuniu-se, na última sexta, na Escola Municipal de Governo, com vinte representantes das comunidades contempladas pelo projeto Telecentro. O projeto visa promover a inclusão digital e oferecer condições de aperfeiçoamento e certificação digital a todas as comunidades. Campo Grande foi selecionada, por meio da proposta apresentada ao Ministério do Planejamento, pela Sedesc para receber os Telecentros, 26 no total, sendo 20 já entregues e 06 que serão entregues até outubro deste ano.
A escolha dos locais de instalação levou em conta a sua abrangência e a responsabilidade social desenvolvida no local. Numa primeira etapa estarão sendo entregues às seguintes comunidades: Associação de Moradores do Aero Rancho 3, Coophatrabalho, Coophavila II, Projeto +1 (Aracy Coelho Netto), Jardim Batistão, Maria Aparecida Pedrossian , Centro Comunitário do Arnaldo Estevão de Fegueiredo II, Centro Social Dom Bosco, Igreja Assembléia de Deus, Incubadoras (4), Funsat e ainda em duas localidades rurais, Assentamento São Luiz e Distrito de Rochedinho.
Os equipamentos entregues são kits compostos de 11 monitores, impressora, data show, mesas, cadeiras bem como serão selecionados jovens da comunidade para prestarem serviços como monitores nos locais. A contrapartida da Prefeitura será na forma de instalação e adequação da rede lógica, aquisição e instalação de ar condicionado e a reforma das salas.
“Entregar esses equipamentos para essas comunidades é uma alegria, pois aqui todos são pessoas sérias e comprometidas com a melhoria de vida dos moradores de suas comunidades, sei que através da utilização destes equipamentos muitos jovens estarão se preparando para entrar no mercado de trabalho em condições de igualdade com todos os outros jovens da nossa cidade”, disse Edil.
O Presidente da Associação de Moradores do Jardim Batistão, João Romero, falou em nome de todos e ressaltou que a instalação dos Telecentros é a realização de um desejo de todas comunidades ali representadas, pois é a garantia de que nossos jovens terão oportunidades de trabalho e que a Prefeitura Municipal através da Sedesc mostra que esta sensível aos anseios e necessidades das comunidades mais carentes da cidade.
A Coordenação do projeto esta sob a responsabilidade da Srª Maria Neci Rocha, diretora de Ciência e Tecnologia da SEDESC.