Produtor rural tem que ter certificado digital

 Depois de reiterados pedidos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Caixa Econômica Federal (CEF) prorrogou para 30 de junho de 2013 o prazo de validade dos certificados eletrônicos expedidos em disquete, somente para as empresas e estabelecimentos rurais com até 10 empregados. A Circular da Caixa nº 582, que prorroga o prazo, foi publicada na edição do dia 27 de junho de 2012 do Diário Oficial da União (DOU).

Dessa forma, a emissão de novos certificados eletrônicos para recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pelas agências da CEF, só poderá ser efetuada para Microempresas Individuais (MEIs), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (MEs), optantes pelo Simples Nacional e com menos de dez empregados.
As demais empresas com menos de 10 empregados (produtor rural, empregador doméstico, profissionais liberais, condomínios etc), para continuar a utilizar os serviços no Conectividade Social antigo, já devem possuir um certificado válido, pois não serão emitidos novos certificados eletrônicos.
Caso o usuário não detenha a certificação digital no novo padrão ICP Brasil, poderá ser obtida em qualquer autoridade certificadora regularmente credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Certificação Digital é na Associação Comercial
Desde 2011, a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná vem ofertando, por meio de 61 Pontos de Atendimento espalhados em entidades de todo o estado, o serviço de Certificação Digital (inclindo a ACIL). De acordo com o Gestor estadual Paulo Henrique Batista, a emissão é rápida e segura, contando com uma central de verificação própria. "Verificamos nossos certificados em no máximo 15 minutos”, conta.
A Autoridade de Registro Faciap é integrante da rede CACB/Certisign de Certificação Digital e hoje é a maior emissora do Brasil. Em 2012, foram 20 mil documentos emitidos e, em 2013, o objetivo é emitir 100% mais certificados ao mês em relação ao ano passado.