Prodest recebe autorização para ser a certificadora digital do Estado do ES

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está autorizado a atuar como a certificadora digital do Estado. A previsão é que a autarquia inicie, até o final deste ano, para os órgãos do Governo a emissão de certificados digitais (identidade eletrônica de pessoas e instituições para utilização na Internet que garante validade jurídica e integridade a toda documentação).

A autorização foi concedida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (16). O Prodest está apto a atuar como Autoridade Certificadora (AC) junto à Receita Federal e como Autoridade de Registro (AR) junto à Serasa Experian, que deu suporte à autarquia estadual em todo esse processo.

A AC é a responsável pela emissão de certificados digitais e pela administração de chaves públicas, em atendimento aos padrões estabelecidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A AR também faz a emissão de certificados digitais nos parâmetros de uma AC.

Atribuição
De acordo com o coordenador do projeto de Certificação Digital do Governo do Estado, José Luiz Dolsan de Almeida, o Prodest também possui a atribuição de elaborar padrões e requisitos administrativos para a adoção de procedimentos que propiciem mais segurança às transações on-line relacionadas com a certificação eletrônica no âmbito da Administração Pública Estadual.

Para a diretora Técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, a autorização do ITI mostra que houve um trabalho bem desenvolvido para a prestação de um novo serviço aos órgãos estaduais. “Sem dúvida, vamos aumentar a nossa contribuição para que o Espírito Santo tenha um Governo Eletrônico ainda mais eficiente”, enfatiza.