Prodest começa licitação para expandir serviços de certificação digital no ES

 O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) iniciou uma licitação para adquirir equipamentos para melhorar os serviços de emissão de certificados digitais (recurso que permite uma pessoa física ou instituições a fazer atividades online com validade jurídica).

 
O processo licitatório é na modalidade pregão eletrônico – tipo menor preço por lote. A estimativa é que seja investido cerca de R$ 1,1 milhão na aquisição de cartões criptográficos, de leitoras de cartões e de tokens criptográficos. O edital está disponível no site www.compras.es.gov.br, onde os interessados podem enviar as propostas até as 9h59 do dia 14 de julho, quando haverá a abertura das sugestões dos licitantes.
 
Essa licitação fará com que o Prodest seja o responsável pelo gerenciamento de uma ata de registro de preços que terá validade de um ano. Os pedidos de esclarecimento sobre o processo licitatório podem ser enviados até três dias úteis antes da apresentação das propostas para o e-mail pregao@prodest.es.gov.br. A iniciativa visa garantir que todos os questionamentos sejam respondidos sem prejudicar o andamento da licitação.
 
Serviços
 
Em 2012, o Prodest iniciou a emissão de certificados digitais para os órgãos estaduais e demais usuários. Para utilizar esse serviço, os interessados podem acessar os sites www.certificacaodigital.es.gov.br e www.prodest.es.gov.br – banner Prodest Autoridade Certificadora.
 
Pela autarquia, é possível emitir as seguintes modalidades de certificados digitais: e-CPF (identifica uma pessoa física na Internet); e-CNPJ (identifica eletronicamente uma empresa); Servidor (garante credibilidade e autenticidade a um site); e Assinatura de Código (permite que uma empresa assine programas e códigos a serem distribuídos pela Internet).
 
“O certificado digital tem sido cada vez mais utilizado pelos órgãos estaduais. Além disso, esse recurso é fundamental para garantir mais segurança às transações eletrônicas. Por esses motivos, estamos expandido os nossos serviços”, explica o presidente do Prodest, Victor Murad Filho.