O Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) chegará a Maceió nesta sexta-feira, 12 de julho de 2013. Com sua instalação nas dez Varas do Trabalho do município, passará a funcionar em 85% das Unidades Trabalhistas de Alagoas. A cerimônia de implantação será realizada no térreo do edifício Quintella Cavalcanti, Avenida da Paz, nº 1994, às 10h. O sistema já foi instalado, nesta ordem cronológica, nas seguintes Varas: VT de Palmeira dos Índios, módulo de 2º grau de jurisdição, unidades de São Miguel dos Campos, Coruripe, São Luiz do Quitunde, Porto Calvo, Atalaia e Penedo.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a ferramenta será instalada em 100% das VT da 19ª Região até o mês de setembro de 2013, com sua implantação nas VT de Arapiraca (23.8), Santana do Ipanema (30.8) e União dos Palmares (27.9).
O PJe-JT é um marco na transição de rotinas e hábitos de trabalho na Justiça, pois abolirá o uso do papel, trará comodidade a advogados, reclamantes e reclamados, uma vez que não será preciso se deslocar ao Tribunal ou Vara para ajuizar ações trabalhistas ou realizar demais procedimentos. O trabalho e os acompanhamentos poderão ser feitos do escritório, da própria residência do advogado ou das partes envolvidas no litígio.
Celeridade, economia e sustentabilidade também são outros importantes benefícios gerados pelo sistema. O Regional Trabalhista de Alagoa vem promovendo cursos e oficinas para aperfeiçoar servidores, advogados e magistrados nesse modo virtual de ajuizar processos.
Sempre é importante ressaltar que o advogado necessitará da certificação digital para propor a ação trabalhista. Essa certificação exerce a função da assinatura pessoal em ambientes virtuais. O certificado digital deve ser adquirido por meio de uma autoridade certificadora (AC). Ao acessar a página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o profissional pode conferir o passo a passo de todas as etapas da aquisição.
Outra importante fonte de informações é a página da AC-OAB, voltada exclusivamente aos advogados. As partes envolvidas na ação também podem fazer a certificação digital por meio do telefone 0800 606-4434. A única situação em que a certificação não será necessária é no momento em que o réu precisa ver os documentos iniciais do processo, justamente para saber o que está sendo pedido pelo autor da ação. Nesse caso, ele deverá utilizar as chaves de acesso que constam da citação recebida pelo Correio.