A Superintendência dos Serviços Penitenciário (Susepe) do Rio Grande do Sul instalou no Presídio Regional de Passo Fundoum sistema de biometria para controlar a entrada e a saída dos detentos e visitantes. Segundo a administração da penitenciária, a identificação de quem entra e sai do local será feita por meio de um leitor de impressões digitais.
“O preso chega de seu trabalho externo e coloca o polegar no leitor biométrico, onde o sistema vai identificá-lo com foto, dados e horário de retorno”, explicou o diretor do presídio, Carlos Jovêncio de Oliveira.
Antes da instalação da biometria, a entrada e saída dos detentos e visitantes era controlada por meio da assinatura em um livro de presenças. O sistema se mostrou defasado após a prisão, no último dia 16, de dois agentes penitenciários que registravam o retorno de apenados do regime semiaberto quando eles ainda estavam fora do local.
A Polícia Civil atribui a esses detentos pelo menos 16 ocorrências de roubos praticados no período em que deveriam estar recolhidos no albergue do presídio. Mais de 2,4 mil visitantes já estão cadastrados no novo sistema. O Presídio Regional de Passo Fundo é o maior da Região Norte do Rio Grande do Sul e atualmente abriga o dobro de sua capacidade. Estão detidos no local 566 homens e 46 mulheres no regime fechado, além de 230 pessoas no albergue.