O ambiente de tecnologia e inovação em Brasília estará ainda mais aquecido entre os dias 19 e 21 de setembro, com a realização do CertForum 2023, evento que discute as mais relevantes questões acerca da certificação digital no padrão ICP-Brasil. Após dois anos sendo realizado virtualmente, o fórum terá sua edição deste ano de forma presencial, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, sendo o dia 19 reservado exclusivamente para convidados.
O presidente-executivo da Abrid, Célio Ribeiro, que também é secretário-executivo da Frente Parlamentar Mista para Garantia do Direito à Identidade (FrenID) e diretor-presidente do Instituto Internacional de Identificação, palestrará em debates cruciais no primeiro dia de apresentações abertas ao público, dia 20 de setembro.
Painel “Garantia do Direito à Identidade”
Abrindo os debates no painel “Garantia do Direito à Identidade”, Ribeiro estará acompanhado por personalidades em âmbitos nacionais e internacionais, como representantes da ONU, do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, proporcionando uma rica troca de experiências e visões diversificadas.
A expectativa é que o painel traga à baila a importância da garantia do direito à identidade no mundo contemporâneo, uma verdadeira necessidade que permeia cada vez mais as relações sociais e governamentais. Ribeiro, com sua vasta experiência no tema da identificação, irá contribuir com um panorama atualizado e realista sobre os desafios e avanços recentes na área.
Implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
A segunda participação de Ribeiro, ainda no dia 20, também gera grande expectativa no público. Ao lado de figuras importantes da Casa Civil da Presidência da República, da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos de Identificação Civil e Criminal (CONADI), ele debaterá a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A discussão irá abordar os caminhos para a efetiva implementação da nova identidade, analisando as estratégias de modernização e segurança da identificação civil e criminal. Será uma oportunidade única para entender a iniciativa da CIN e como ela pode transformar o cotidiano dos brasileiros.