Presidente do TSE lança recadastramento biométrico em Goiânia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, esteve em Goiânia para lançar oficialmente o recadastramento biométrico dos eleitores da cidade. Goiânia será uma das primeiras capitais do país a utilizar o leitor biométrico nas eleições de 2012. Na ocasião, os Correios lançaram o selo comemorativo do “Recadastramento Biométrico em Goiânia”.

Serão 930 mil eleitores da capital que farão a coleta das impressões digitais e a foto. O recadastramento vai até o dia 1º de Março. O TRE alerta que o eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado.

Além de Goiânia, apenas Curitiba, os Estados de Alagoas e Sergipe, duas cidades do Estado de São Paulo e outras seis cidades de Pernambuco farão o recadastramento biométrico neste ano. O recadastramento é o primeiro passo para que os cidadãos recebam o Registro de Identificação Civil – RIC. Os dados cadastrais dos eleitores identificados biometricamente serão enviados ao Ministério da Justiça para a confecção do RIC.

A Justiça Eleitoral pretende recadastrar 6.127.452 eleitores em 2011. Somados aos eleitores que já passaram por este processo nas duas últimas eleições, o País terá dentre em breve cerca de 10 milhões de eleitores que podem ser identificados pela digital nas eleições de 2012. Em 2008, a tecnologia da biometria foi utilizada pela primeira vez pela Justiça Eleitoral. O objetivo do TSE é chegar a 100% do eleitorado utilizando a identificação digital no momento da votação até o ano de 2018.

Vantagens
A identificação biométrica do eleitor é uma forma completamente segura, pois as impressões digitais são únicas. Com essa nova forma de identificação, o processo eleitoral se tornará totalmente informatizado, de ponta a ponta. O TRE planeja realizar o recadastramento biométrico em Goiânia de abril de 2011 a maio de 2012, possibilitando, assim, que as eleições do próximo ano sejam realizadas já com o recadastramento biométrico finalizado.