A pauta de apresentações da última etapa do workshop de Identificação Moderna, Processos e Aplicações – IMPA, deu sequência com as palestras da Perita Criminal do INC/DPF e representantes de empresas. A Hologram Industries, Infineon, Indra e Mako contribuíram com mesas demonstrativas dos equipamentos de referência. Os palestrantes do dia agradeceram ao CONADI e à ABRID que possibilitaram que o evento ocorresse e levasse avanços tecnológicos para o encontro.
A Perita Criminal do INC/DPF, Dra. Narumi Pereira Lima, abordou a base física de documentos de identificação quanto aos itens de segurança, ou seja, quais elementos um documento de identidade seguro deve resistir para não ser facilmente violado. “Não basta ter somente a segurança do documento físico, mas segurança, principalmente, em seu processo de produção e emissão”, destacou. Já o representante da Infineon no Brasil, Dr. Marcelo Luppe, esteve à frente da palestra “Cartões de Múltiplas Aplicações”, ressaltando os fatos, desafios e tendências do mercado tecnológico. Isto é, explanou a multiaplicação dos cartões. Segundo Dr. Marcelo, este é o maior projeto de cartão governamental na África do Sul, fazendo com que cumpra os pré-requisitos para sua veiculação: segurança, performance e memória.
Dando continuidade às apresentações, Dr. Tácito Augusto Silva Leite, Diretor Executivo de Mercado de Segurança da Indra no Brasil, conduziu a palestra sobre lições e aprendizados da identificação biométrica na Espanha e Portugal. Fundamentado em dados, o processo de implantação do cartão foi distinto em cada um desses países, sendo que na Espanha, o objetivo é a agilidade e qualidade no processo de emissão. Já em Portugal, o intuito está na segurança. Sendo assim, a Indra assume o papel de desenvolver e implantar chave pública, equipamentos e garantir excelência no processo de expedição.
O Diretor do Departamento de Identificação Civil do Detran/RJ, Mateus Marçal, prosseguiu com a palestra no que concerne ao sistema estadual de Identificação – SEI, que por meio de decreto transfere atividades atribuídas ao Instituto de Identificação do Rio de Janeiro ao Detran do estado. O Diretor do Instituto de Identificação do Paraná e membro do Comitê Gestor do RIC, Dr. Newton Rocha, destacou as novas diretrizes do projeto, seus desafios e os passos previstos. Ao finalizar sua palestra, Dr. Newton frisou que “as palestras do IMPA são enriquecedoras e contribuem no sentido de preparar o caminho para implantação do RIC”.
Na sequência, Dr. Carlos Saraiva, Diretor do II/DF e Presidente do CONADI, contribuiu com sua palestra no que se refere à atribuição e competência dos Órgãos de Identificação no processo de certificação de identidade, que estabelece contribuir com um projeto de modernização, reflexo da identidade civil e criminal, controle de acesso e identificação.
Ao finalizar a programação do dia, o Diretor de Identificação Digital da Abrid, Dr. Edson Rezende, gratificou, em nome do Presidente da Abrid, Dr. Célio Ribeiro, o apoio das empresas associadas a qual viabiliza a concretização do workshop. Dr. Edson agradeceu também a assistência dos diretores dos órgãos de identificação pelo trabalho incansável ao longo desses eventos.