Termina no dia 30 de junho o novo prazo concedido pela Caixa Econômica Federal para que as empresas migrem para a versão atual do Conectividade Social ICP, em substituição ao antigo programa CNS e ao acesso Conexão Segura.
O novo prazo foi estabelecido em dezembro do ano passado através da Circular nº 566, da Caixa, que concedeu mais seis meses para adequação das empresas ao portal.
A partir do dia 30 de junho o antigo programa CNS e o acesso Conexão Segura serão desativados, de forma que a comunicação com o FGTS (Funda de Garantia do Tempo de Serviço) e com a Previdência Social será feita exclusivamente pela internet (conectividade.caixa.gov.br).
A Caixa lembra que para acessar o portal será preciso utilizar certificado digital padrão ICP-Brasil. A exigência não se aplica às empresas alcançados pela Resolução CGSN 94/2011: Microempreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas com até dez funcionários, optantes do Simples Nacional.
Esse grupo contemplado na resolução poderá utilizar certificado digital no padrão proprietário Caixa – AR, emitido pela Caixa, que confere o acesso ao Conectividade Social AR.
As empresas e os contadores que já possuem a certificação digital não precisam obter um novo documento, pois essa tecnologia é universal e pode ser utilizada em inúmeros sites e aplicações.
Para quem ainda não se adaptou à mudança, a orientação é que providencie o quanto antes a certificação, para adequação ao novo portal.