Prazo para a certificação digital termina em dezembro

A seis dias do prazo para aderir à NF-e, a Serasa Experian estima que, em todo o Brasil, na média, 43% das empresas da leva de 1º de dezembro ainda não têm o certificado digital. Este último lote de 2010 abrange aproximadamente 600 mil empresas, de todos os portes.
O levantamento da companhia estima que, por região, a Sul tem um contingente maior de empresas que já estão com o certificado, quase 93%. No outro extremo, a região Norte é a que apresenta a menor adesão, com 19% das empresas com o certificado digital em mãos para a emissão eletrônica de Notas Fiscais a partir de 1º de dezembro.
Com a leva de dezembro, 2.679 CNAEs ingressam no universo da NF-e em 2010. De acordo com o Protocolo ICMS 43, de 3 de julho de 2009, ficam fora da obrigatoriedade de utilização da NF-e os microempreendedores individuais: “O disposto neste protocolo não se aplica ao Microempreendedor Individual – MEI, de que trata o art. 18-A da Lei Complementar 123/2006.”
O levantamento da companhia para estimar o número de empresas com certificado digital para a emissão da NF-e é feito com base no cruzamento dos CNAES com informações de seu banco de dados sobre empresas e números de certificados emitidos pela própria Serasa Experian, e ponderado de acordo com a sua participação no mercado de certificado digital.