Porto Seguro aposta na digitalização

Diante de alguns problemas como movimentos burocráticos e altos custo nos processos de autenticação das apólices de licitação no setor público, a seguradora Porto Seguro, em parceria com a Certisign, adotou soluções de assinatura digital de documentos e verificação online de autenticidade. A partir dessa iniciativa, a companhia registra economia mensal de R$ 15 mil, além da agilidade nas operações.
“Nosso grande mercado é o da licitação onde atuamos com o GOC – Garantia de Obrigações Contratuais, ou seja, nós garantimos que as cláusulas dos contratos serão cumpridas. Para isso, precisávamos passar por uma série de etapas como colher assinatura dos responsáveis, autenticar em cartório e enviar para o corretor. Fazer isso uma vez por dia certamente não dá muito trabalho, mas quando esse número chega a 200 contratos por dia o cenário é bem diferente”, explica Fernando dos Santos, analista de Segurança da Porto Seguro.
Desafios
Todo o processo de autenticação de documentos registrava altos custos com cartório, papel e combustível. Outro problema burocrático era a garantia da autenticidade da apólice. “Diante desses incômodos, adotamos soluções tecnológicas para otimizar todos esses encontros. A assinatura digital proporcionou mais agilidade nas etapas de autenticação e a verificação de autenticidade é feita via web”, aponta Santos.
Um dos grandes desafios da área de TI é identificar uma necessidade de investimento em tecnologia e garantir um resultado positivo para a companhia. Para ter esse orçamento aprovado é preciso planejamento, mostrando para a área de negócios que o aporte financeiro irá proporcionar benefícios para toda a empresa.
“A grande questão é como fazer a integração da linguagem técnica com a área de negócios. Quando essa comunicação flui, conseqüentemente temos um acesso melhor pra investimentos o que melhora nossa capacidade de proteção da informação”, afirma Ticiano Benetti, CSO da Porto Seguro. “Esse case nos fez enxergar a importância da sinergia entre TI e negócio”.
Quebra de paradigma
Além de benefícios como otimização dos processos, agilidade e economia, a implementação das soluções proporcionou valor agregado à Porto Seguro. “Temos um ritmo muito forte de inovação tecnológica, o que nos dá a oportunidade de sermos sustentáveis. A redução de consumo de papel e combustível caiu significativamente. Hoje, qualquer cliente poderá entrar no site para checar as informações das apólices, a autenticidade do certificado de garantia ou tirar dúvidas das cláusulas. Nosso processo de GOC ficou ainda mais eficaz”, explica Benetti.
Como a assinatura digital ainda não faz parte do dia a dia das empresas, a seguradora encontrou outro desafio como garantir a autenticidade dessas assinaturas digitalizadas. “A população em geral não está acostumada com esse tipo de tecnologia e as pessoas tinham dificuldade de acreditar na veracidade do processo. Para auxiliar nessa educação cultural, colocamos uma imagem digitalizada no sistema que não significa nada tecnicamente nem juridicamente, mas foi uma iniciativa que nos ajudou na aceitação desse método”.
Para a companhia adotar essas soluções foi uma quebra de paradigma. “Quando o assunto é Segurança da Informação não podemos descuidar da questão cultural das empresas. Temos que respeitar a política interna e a imagem da companhia. Se a área da TI não estiver alinhada com essa cultura, certamente irá encontrar muita resistência no caminho. Com essa sinergia, toda a comunicação com a área de negócios irá fluir muito bem”, finaliza Benetti.