Localizado entre as bacias de Campos e Santos – está em São João da Barra, a 123 quilômetros da Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro – o Complexo Industrial Porto de Açu, do Prumo Logística, tem uma meta ambiciosa: se tornar o hub de petróleo e gás do Brasil. E para consolidar o plano, o complexo industrial contratou a NEC do Brasil, que assumiu a implantação e manutenção de uma moderna infraestrutura de comunicação e segurança da informação.
O projeto prevê a instalação de um sistema integrado de circuito fechado de monitoramento por TV (CFTV), controle de acesso, além de rede Wireless em ambiente externo no Terminal Multicargas (TMULT). A ideia é ter o controle de segurança e comunicação do porto por meio de tecnologia de última geração, garantida por redes de telecomunicações redundantes – fibra óptica e rádio, para assegurar a contingência e garantir 100% do funcionamento, mesmo em situações críticas. O projeto prevê também a instalação de rede IP e acesso Wi-Fi.
Ter o Porto do Açu na carteira de clientes é conquistar uma posição de destaque num segmento que tem crescido, mesmo com o momento econômico desfavorável, como é o caso da logística, salienta o presidente da NEC do Brasil, Daniel Mirabile. “Temos expertise na implantação de sistemas de integração, uma vez que a empresa reúne ampla experiência em projetos de cidades inteligentes, que exigem recursos otimizados e soluções mais eficientes”, explica o executivo.
Os novos negócios em segmentos como o de infraestrutura foram responsáveis pelo bom desempenho no ano passado e 2016, afirma Mirabile, também está se revelando um ano de crescimento, com aquisições sendo negociadas para reforçar o portfólio de produtos. Os números do setor de petróleo e gás comprovam a expectativa da fornecedora de serviços de TIC com a área.
Estudo recente divulgado pelo Instituto Nacional de Óleo e Gás da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) revela que as bacias de Campos e Santos contém ao menos 176 bilhões de barris de recursos não descobertos e recuperáveis de petróleo e gás natural (barris de óleo equivalente). Isso é quatro vezes mais do que os 30 bilhões a 40 bilhões de barris que já foram descobertos na área.
O complexo industrial do Porto do Açu investiu em infraestrutura – possui 17 quilômetros de cais e até 23 metros de profundidade, com capacidade para receber 47 embarcações simultaneamente, incluindo navios de grande porte.
Com 6,5 km de extensão, 300m de largura e 14,5m de profundidade na primeira parte e 10m na segunda, o Terminal Onshore da Prumo é composto pelas áreas do entorno do canal, com grande acesso ao cais. O terminal já está operacional, com importantes clientes da cadeia de suprimentos offshore, como NOV, Technip, InterMoor e Wärtsilä trabalhando a partir do Açu. No fim do ano, um novo cliente se juntará à lista, a Edison Chouest, que vai construir a maior base de apoio offshore do mundo, com 15 berços, sendo seis berços dedicados à Petrobras.