O Ministério do Esporte cadastrará membros de torcidas organizadas através de identificação por impressão digital, mesmo procedimento que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) passou a utilizar nas últimas eleicões, segundo o jornal A Folha de São Paulo.
Técnicos da pasta visitaram os responsáveis pelo processo em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo para informarem como "ficharão" os torcedores. A medida, que será posta em vigor a partir do começo de abril, visa diminuir os casos de violências praticados por torcedores.
Na primeira fase, o Ministério do Esporte utilizará o mesmo procedimento que a FPF (Federação Paulista de Futebol) faz com as torcidas organizadas dos clubes paulistas, ou seja, as facções serão cadastradas e receberão uma carteirinha para entrarem em estádios uniformizados.
Em seguida, serão implantados postos nas próprias sedes das torcidas, assim como na entrada de arenas, para confirmar a idoneidade das informações. Depois de pronto o processo, Polícia, Ministério Público e Poder Judiciário terão acesso aos dados que estarão integrados