Polícia Civil do Pará ganha nova ferramenta para registro de ocorrências e inquéritos

A Polícia Civil do Pará ganhou uma nova ferramenta de trabalho: o Sisp 2.0. O software, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), oferece um sistema integrado, moderno e ágil de registro de ocorrências e instauração de inquéritos. A partir dele, é possível criar um banco de dados atualizado e automatizado, despachando os processos de forma desburocrática e econômica.
 
O diretor de Desenvolvimento de Sistema da Prodepa, Lourenço Monteiro, explica que a ferramenta foi montada de acordo com as necessidades atuais da polícia. O modelo usado por dez anos passou por readaptações e ganhou os moldes que a Polícia Civil precisava. “Como a tecnologia evolui, a demanda foi aumentando. Foi preciso mudar a ferramenta de trabalho também. Pesquisamos vários modelos usados no país e moldamos o Sisp 2.0, conforme as demandas necessárias solicitadas pela própria polícia”, diz.
 
O Sisp 2.0 é uma ferramenta inteligente que permite um averiguação mais ampla do caso, possibilitando anexo de fotos, vídeos e áudios, mapeando casos e associação de organizações criminosas, entre outros. Disponível também para tablets e celulares, diferentemente da ferramenta anterior, este sistema pode ser acessado de qualquer lugar que tenha acesso à internet, contanto que o usuário tenha a certificação digital, o login e a senha. “Todo o sistema é auditado e a ferramenta é bem segura”, garante Lourenço Monteiro.
 
A delegada Perpétua Picanço, diretora de Informática, Manutenção e Estatística da Polícia Civil, diz que a ferramenta vai integrar a comunicação em tempo real de várias instituições de segurança, entre elas, o Centro de Perícias Renato Chaves, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça do Estado (TJE). Atualmente, sete unidades da polícia mais a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) já usam o novo sistema na Região Metropolitana de Belém (RMB). A expectativa é que, até o fim de 2016, todas as unidades da RMB já contem com o serviço.
 
Além da agilidade e da integração, a Sisp possibilita ainda a criação de relatórios mais ágeis e completos e oferece o mapa de gestão que mostra as incidências criminais, pontuando as áreas que mais registram casos, facilitando assim o trabalho da equipe. O objetivo da ferramenta é facilitar ao máximo a vida do policial a fim de que ele possa ter acesso completo a todas as informações inteligentes e importantes do banco de segurança pública do Estado.
 

Leia a íntegra