A PF implantou hoje, 3 de dezembro, na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas – CIHPB da Perícia Forense do Estado do Ceará – Pefoce, Órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará – SSPDS, o Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (Automated Fingerprint Identification System – AFIS).
A Implantação é resultado do acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e os Estados da Federação e do Distrito Federal-DF.
O sistema é administrado pelo Instituto Nacional de Identificação – INI, do Departamento de Polícia Federal – DPF, que possui, atualmente, cerca de 5,2 milhões de impressões decadatilares de brasileiros cadastradas nos Institutos de Identificação dos Estados conveniados. Nestes dados incluem-se estrangeiros, vigilantes, bem como os dados de fichas criminais de indiciados no DPF e nas secretarias de segurança dos estados.
O AFIS está implantado em 24 estados e no DF. Ele possibilitará o compartilhamento do banco de dados de impressões digitais com outros órgãos de Segurança Pública do Brasil e também instituições internacionais como a Interpol.
A Secretaria de Segurança do Ceará receberá duas estações do sistema, sendo uma fixa e uma móvel. A estação móvel permitirá a identificação em campo e com a vantagem de confrontar as impressões digitais da pessoa com os dados existentes na base nacional.