Perda ou roubo de documentos deve ser comunicado à Serasa Experian

Na correria do dia a dia, ou na descontração de feriados, seja em viagens, clubes e passeios, uma situação muito comum é a perda, ou furto, da carteira. Antes de se desesperar por ter perdido dinheiro, cartões de crédito e documentos, muitas vezes para sempre, é bom manter a calma e ir atrás de toda a burocracia necessária para se proteger de fraudes e dos possíveis perigos de ter seus documentos rodando mundo afora.

O mais importante é bloquear cartões de banco, ou de outras instituições, e fazer um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia (pode ser feito pela internet). O que muita gente não sabe, e que é de grande importância, é que deve se cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian para reduzir o risco de sofrer prejuízos com fraudes.

O registro de folhas de cheques e documentos (como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor) pode ser feito de maneira prática e segura pelo no site, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, que funciona os 7 dias da semana, das 8h às 20h.

Como funciona

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no País. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. 

Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.

Durante o período de férias ou feriados é mais comum fraudadores aproveitarem para agir. De acordo com levantamentos da empresa, o risco de o consumidor ser vítima de fraude é 120% maior para quem tem um dos seus documentos extraviados. 

Outro indicador da empresa aponta que a cada 15,3 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio se apresentando com uma falsa identidade.