Mais de 100 participantes do VIII Seminário Internacional de Gestão Judicial, que acontece até esta terça-feira (30) em Brasília (DF), já puderam conhecer o sistema de cadastramento biométrico de eleitores. Em um stand montando no evento, técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão fazendo a simulação do cadastramento por meio das impressões digitais.
Os interessados podem participar de toda a simulação, que consiste no registro da fotografia do eleitor, seguido da coleta das impressões digitais e do próprio cadastramento. Depois de cadastrados, os participantes também podem simular uma votação na urna eletrônica, desde que suas digitais sejam identificadas pelo leitor biométrico acoplado ao equipamento.
Além de veicular um documentário sobre a evolução e trajetória da Justiça Eleitoral brasileira e do sistema eletrônico de votação adotado no país, o stand também disponibiliza aos interessados exemplares da cartilha Por Dentro da Urna e do manual Cadastramento Biométrico do Eleitor Brasileiro.
O sistema de votação por meio da identificação biométrica do cidadão foi implementado nas Eleições 2010 em 60 municípios de 23 estados brasileiros, alcançando mais de 1,1 milhão de eleitores. A expectativa do TSE é que até 2018 todo o eleitorado do país já esteja cadastrado para votar com a nova tecnologia.
O evento
O VIII Seminário de Gestão Judicial, voltado para membros dos judiciários dos países das três Américas, acontece até esta terça-feira no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O encontro conta com apoio e organização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA). O tema desta edição é "Planejamento Estratégico e Tecnológico Frente ao Novo Perfil das Demandas Contemporâneas".
O stand do TSE ficará montado no mesmo local até o dia 2 de dezembro, para atender os participantes do 5º Congresso CONIP de Inovação no Poder Judiciário, que começa nesta quarta-feira (1º).
Mais informações sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro podem ser obtidas no site www.tse.jus.br/urnaeletronica.