Para avançar em biometria, Gemalto compra negócios de gestão de identidade da 3M

A 3M, donas das fitas adesivas Scotch e do Post-it confirmou hoje, 9 de dezembro, que está negociando suas unidades de gestão de identidade com a Gemalto, de segurança digital. O valor do negócio é de US$ 850 milhões. Farão parte da Gemalto: a 3M Cogent ; que provê soluções amplas de biometria comercial, controle de fronteiras e segurança pública, a 3M Document Reader; de captura digital e gestão de documentos; e a Secure Materials Businesses.
 
O negócio reforçará a área de soluções para governo da Gemalto. A unidade de identidade da 3M tem vendas de cerca de US$ 215 milhões anuais e lucro de operações em torno de US$ 58 milhões, com vários órgãos oficiais de diversos países como clientes. A aquisição deve ser completada no meio do ano que vem.
 
A unidade da 3M tem cerca de 450 especialistas. Entre suas soluções estão algoritmos biométricos para reconhecimento de digital, face, íris e outras características físicas que servem como identificação de uma pessoa.
 
Num momento em que o mundo discute fronteiras, controle de imigração e maior controle dos imigrantes, a Gemalto acredita que a aquisição deve “contribuir para reforçar a segurança nacional” dos países. “No lado comercial, como as transações on-line e móveis estão crescendo, com novas formas de autenticação e identificação multi-fator tornando-se necessárias”, aponta o comunicado oficial.
 

O negócio Gemalto Government Programs teve receitas de 391 milhões de euros em 2015 (aproximadamente US$ 416 milhões).