O I Workshop de Inovações Tecnológicas da Área de Identificação – I WITAID – seguiu com o segundo e último dia de palestras no que tange tecnologia da informação e aquisição de imagem, além de identificação militar. O objetivo do evento foi apresentar soluções e conceitos mais avançados no que se refere à Identificação de Pessoas, Controle de Acesso, Certificação Digital e Smart Card. O workshop foi realizado pela Diretoria de Serviços Militares em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital, Abrid.
O especialista em Sistemas da NEC, Marcos Alberto de Souza, abriu a primeira mesa prosseguiu com palestra que visa sensores e câmeras especiais, aquisição de imagem a Zero Luz e em freqüência de Onda de Terahertz. O painel abordou a câmera de alta sensibilidade da NEC, a primeira do mundo a utilizar chip 3 EM-CDDs, e realizar vigilância em vídeo a cores 24 horas.”Seu processamento digital e circuitos digitais de redução de ruído produzem qualidade de imagem avançada”, afirmou.
A Akiyama também esteve presente no evento a fim de contribuir com demonstrações tecnológicas sobre soluções de cadastramento e identificação militar, utilizando tecnologia de Iris e biometria digital.
Contribuindo com a última demonstração no I WITAID, o engenheiro venezuelano da IntelCav, Fernando Leon, abordou a temática da Identificação militar, agregando ferramentas e aplicativos na gestão de saúde. De acordo com Fernando Leon, “a solução consiste em um aplicativo de gestão de um banco de dados residente no chip de cartão ID Saúde. O chip terá dados armazenados referentes ao histórico de saúde, exames e medicamentos do titular do cartão ID Saúde”.
O Cel. Fontes, mediador das palestras, deu por encerrado o I WITAID, passando a palavra ao Gen. Cardoso, que agradeceu a presença das autoridades e dos demais presentes. Ele também agradeceu especialmente ao Presidente da Abrid, Célio Ribeiro, pelo apoio técnico e disposição para a realização do evento. Além dos demais órgãos, como as Forças Armadas Brasileira, Polícia Militar do Distrito Federal, além de outros. “Esperamos ter atingido nossos objetivos, como romper a inércia. E esperamos ter lançado novos desafios e ter emulado nossos colaboradores”, agradeceu o Gen. Cardoso.