Orange seleciona Gemalto para fornecer serviços seguros na Moldávia

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, fornece solução à Orange para que seus assinantes da Moldávia tenham acesso a uma nova geração de serviços de governo eletrônico.
 
A solução da Gemalto opera com software incorporado a um aparelho da UICC conectado a uma abrangente plataforma de serviço de autenticação, a ID Móvel da Valimo, fornecedora de plataforma de serviços e software aberto, líder em serviços de ID móvel para governos.
 
O programa de ID Móvel na Moldávia é um projeto liderado pelo governo, que está sendo implementado em parceria com operadoras de telefonia móvel e foi projetado para oferecer aos cidadãos velocidade, privacidade, conveniência e transparência de acesso digital nos vários serviços e informações públicas do governo, incluindo aplicativos online e cópias de documentos oficiais.
 
A solução fornecida à Orange, baseada na UICC da Gemalto, é compatível com todos os tipos de celulares, sejam eles tradicionais ou smartphones. O aplicativo permite que o cidadão confirme sua identidade e assine documentos diretamente do celular, digitando uma senha PIN única, escolhida por ele. A solução ID Móvel da Valimo é responsável pelo gerenciamento de todo o ciclo, desde o registro do usuário até a verificação de assinaturas digitais móveis, e pela conexão ao organismo oficial de Certificação e portais de governo eletrônico.
A solução transforma qualquer tipo de celular em um dispositivo capaz de fornecer forte autenticação de usuário e assinaturas juridicamente validadas, características essenciais para assegurar serviços de governo eletrônico.
 
“A solução completa oferecida pela Gemalto foi comprovada em mais de 20 aplicativos no mundo inteiro”, afirma Sergiu Postica, diretor de estratégia e desenvolvimento da Orange Moldávia. “Como resultado, fomos capazes de atender às normas estabelecidas pelo governo num espaço de tempo bastante exíguo e o novo serviço entrou em funcionamento logo após a assinatura do contrato”.
 

“O trabalho conjunto com as equipes da Orange Moldávia e do Grupo Orange foi fundamental para atender os requisitos por alta escalabilidade da solução”, acrescenta Philippe Vrignaud, vice-presidente sênior de Telecomunicações da Gemalto. “Além de as repartições do governo da Moldávia ganharem em eficiência, empresas de serviços financeiros e todo um grupo de pequenas e médias empresas também poderão introduzir serviços eletrônicos que se beneficiem da infraestrutura nacional, promovendo a criação de empregos e o crescimento do país”.