Oki Brasil fornece sistema de biometria em Goiás

 O contrato, estimado em R$ 33,8 milhões, irá garantir a digitalização de todo o arquivo existente de fichas datiloscópicas (registros de impressões digitais em papel) e os novos cadastros.A emissão de documentos será agilizada com o programa Goiás Biométrico, que facilitará o acesso a benefícios sociais e também promoverá a otimização dos processos, com o uso de uma única fonte de cadastro para atender a todas as secretarias, evitando duplicidade, retrabalho e diminuindo custos operacionais.

 
Na área de segurança pública, este projeto vai gerar o cadastro de criminosos, que agilizará perícias, o combate a fraudes e facilitará a resolução de crimes.  Por meio da solução AFIS (sistema automático de identificação de impressão digital, da sigla em inglês), tecnologia da empresa japonesa NEC, o estado de Goiás terá um sistema que proporcionará a emissão de documentos em até 3 dias na capital e 5 dias no interior.
 
O programa também vai gerar um aumento estimado de até 35% na identificação da autoria de crimes; auxiliar na identificação de cadáveres, indigentes e pessoas desaparecidas.
Também será possível fazer abordagens biométricas, em que o agente de segurança terá um dispositivo para leitura da digital em tempo real, possibilitando a identificação do cidadão e realizando a consulta de restrições criminais.
 
O programa deve atender a mais de 8 milhões de cidadãos e deve ser implantado nos próximos doze meses. Por usar a mesma base tecnológica que é empregada no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul, Goiás poderá integrar as bases biométricas para resolver crimes nas divisas dos estados.
 
A Oki Brasil é provedora de soluções tecnológicas em automação bancária, automação comercial e serviços tecnológicos. Empresa do grupo japonês Oki, é resultado da parceria estratégica entre a Oki Electric com a Itautec e conta com aproximadamente 4 mil funcionários.