Já a partir de janeiro, todas as novas ações que derem entrada na Justiça do Trabalho serão em meio eletrônico. Na Justiça estadual, a previsão é que até o meio de 2011 ocorra o mesmo. Na Justiça Federal, o processo digital já é uma realidade.
Ao mesmo tempo em que os tribunais paranaenses vão aderindo ao meio digital, os advogados do estado estão se adaptando em escala mais ampla que em outras regiões brasileiras. Dados mais recentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)indicam que o Paraná é o estado que possui mais advogados com certificação digital em todo país. Esses certificados digitais funcionam como uma espécie de assinatura digital dos advogados.
Dos 30 mil certificados digitais emitidos para uso de advogados em processos eletrônicos, 12.305 são de advogados paranaenses. Esse número corresponde a 41% do total dos certificados que foram emitidos no país. A OAB-Paraná está mais avançada. Parece que em outros estados ainda não se acredita no processo eletrônico como uma realidade , afirma o presidente da Seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil, José Lúcio Glomb. Há três anos a OAB vem realizando um trabalho de orientação a respeito da importância da certificação digital, desde que ocorreu a implantação do Projudi o processo eletrônico estadual pelo Tribunal de Justiça.