OAB de Rondônia realiza treinamento sobre certificação digital e peticionamento eletrônico

A inclusão digital dos advogados é um dos grandes desafios da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). Como parte desse processo e aproveitando a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as varas da Justiça do Trabalho de Porto Velho, a partir do dia 09 de julho, a OAB/RO promove nos dias 27 e 28 de julho treinamento aos advogados do Estado com uma das maiores referências sistema OAB em PJe, advogada Ana Amélia Menna Barreto, Diretora da Inclusão Digital da OAB/RJ (confira calendário ao final).
 
Na mesma ocasião do treinamento, o Coordenador de Certificação Digital do PJe junto ao Conselho Federal da OAB, João Luiz Chaves Couto, também estará em Porto Velho acompanhando os treinamentos e orientando os advogados a adquirirem a certificação digital – necessária para que os profissionais possam fazer o peticionamento eletrônico via sistema. Durante os treinamentos também haverá o cadastramento para a obtenção do certificado digital.
“Estamos acompanhando esse processo com muito cuidado e precisamos garantir, nesse primeiro momento, que os profissionais tenham acesso aos treinamentos e se familiarizem com o novo sistema. Portanto é importante que a classe se mobilize, aproveite esta oportunidade e venha fazer os treinamentos”, conclama Andrey Cavalcante, Presidente da OAB/RO.
 
O presidente da OAB/RO também lembra que o projeto de inclusão digital aos advogados de Rondônia, inclui – além dos treinamentos que chegarão a todas as Subseções do Estado – a aquisição de novos e modernos equipamentos para a Seccional, as Salas dos Advogados e as Subseções, por meio de recursos do FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados), administrados pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).
“O nosso Núcleo de Inclusão Digital está em fase de formação. Temos uma equipe de multiplicadores que será treinada no Conselho Federal em Brasília e estes, serão os responsáveis de levar os treinamentos a todo Estado, por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia. Para dar o apoio técnico, criamos a Assessoria em Sistemas de Peticionamento Eletrônico (Aspe), contratamos mais profissionais na área de tecnologia de informação para dar o suporte técnico necessário aos profissionais do Estado”, detalha Andrey.
 

O Presidente da OAB/RO, recomenda aos advogados que estejam juntos a entidade nesse momento e que compartilhem com a OAB as dificuldades, para que ela possa garantir que o Pje seja implantado de forma segura e que promova a melhor prestação jurisdicional.