O gerente da 3M do Brasil, Luiz Serafim, foi o convidado para a edição de agosto do Diálogo&Inovação, promovido pelo Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Fiep. No almoço, Serafim, com mais de 15 anos de experiência em uma das empresas que mais inovam no mundo, destacou alguns aspectos fundamentais para alavancar a inovação em uma organização. “Encorajar as pessoas a exercer iniciativas e preparar líderes para participar, trazer ideias e incentivar seus funcionários geram a inovação em uma empresa”, disse. Segundo ele, como forma de estimular quem trabalha na empresa, a 3M viabiliza 15% da carga horária de trabalho à invenção de um produto que seja um sonho do funcionário.
Serafim considera que a prática da criatividade e a invenção do produto são também coordenadas importantes para que uma empresa inove. Para ele, a inovação acontece quando o produto torna-se comercialmente viável e proporciona um retorno a todos. “O produto vai gerar inovação se for absorvido no mercado”. Ter visão, empreendedorismo, realizar investimentos e financiamentos são, também, algumas das características apontadas por Serafim para que uma organização estabeleça a inovação como valor na cultura da empresa. “Põe tudo isso no liquidificador e sua empresa será inovadora”, apontou.
Segundo Serafim, a 3M, pioneira em inovações sustentáveis como o post-it e a fita crepe, busca constantemente atender a transformação do mercado e, com isso, apresenta novas divisões, como o petróleo/gás, mineração, construção e energia sustentável. “As redes de conhecimento (parceiros, clientes e funcionários) e o compartilhamento de informações contribuem para desenhar novas possibilidades na criação de ideias inovadoras e para alocar recursos”, comenta.
Para inovar é preciso arriscar
Serafim apontou também que uma das características da cultura da 3M é a “a tolerância ao erro de descoberta”, no intuito de incentivar líderes, gestores e demais funcionários a arriscar em novos projetos. “A chefia deve estar preparada para ouvir e dar possibilidades ao funcionário para desenvolver novos projetos”, apontou. Por outro lado, o gerente da 3M alerta que antes que produto da empresa chegue ao mercado, há um longo período de pesquisa para avaliar a viabilidade técnica e comercial. “A inovação não é feita apenas por gente criativa ou invenções. O desenvolvimento também é feito por inovadores que garantem a qualidade, o melhor custo entre outros fatores. Essas não são pessoas criativas, mas sim técnicas ou analíticas que fazem toda a diferença na concepção de um novo produto. A Inovação é a soma de esforços”, finaliza.