A NXP Semiconductors e a Gemalto, líder mundial em segurança digital, divulgaram a assinatura de um acordo de licenciamento estratégico global para a tecnologia MIFARE™ da NXP, permitindo que a Gemalto inclua a tecnologia MIFARE em seus cartões UICC. Essa cooperação tem por objetivo incentivar a utilização de celulares com NFC na infraestrutura MIFARE, acelerando, portanto, a implementação dos serviços de celular sem contato no mundo todo.
Esse acordo permite que a Gemalto possa complementar seu portfólio de aplicativos NFC existentes com a tecnologia MIFARE DESFire™ e MIFARE Plus™ para suas soluções de segurança UICC. Como resultado, as operadoras e prestadores de serviços de telefonia celular poderão oferecer uma grande variedade de serviços de celular sem contato graças à extensão da disponibilidade de cartões UICC que integram MIFARE, a tecnologia sem contato mais difundida no mundo todo e que proporciona altos níveis de desempenho, flexibilidade e segurança nos meios de transporte públicos, gerenciamento de acesso a recintos, emissão de entradas para eventos e programas de fidelização de clientes.
“A tecnologia MIFARE já é parte fundamental das infraestruturas sem contato no mundo inteiro”, afirmou Henri Ardevol, vice-presidente e gerente geral da Divisão de Transações Seguras da NXP Semiconductors. "Estamos orgulhosos de podermos colaborar com a Gemalto para oferecer a comodidade dessa tecnologia para 5 bilhões de usuários de telefones celulares, a nova meta prevista”.
“A inclusão da funcionalidade MIFARE no portfólio de aplicativos NFC da Gemalto é imprescindível para a implementação em massa da tecnologia celular sem contato”, acrescentou Rémi de Fouchier, vice-presidente sênior da Divisão de Gestão de Serviços Confiáveis da Gemalto. "Estamos entusiasmados pelo fato de um número cada vez maior de consumidores no mundo todo estar aproveitando a simplicidade e a comodidade de emitir cupons e pagar os serviços de transporte e outras vantagens com um simples movimento do celular”.
A expansão do programa de licenciamento do MIFARE enfatiza ainda mais a liderança dessa tecnologia como uma plataforma de arquitetura aberta para soluções de ponta a ponta tanto em cartões inteligentes (smart cards) quanto em dispositivos inteligentes, como os telefones celulares. Além desta recente licença para cartões SIM, a NXP licenciou a tecnologia MIFARE para diversos fabricantes de chip, ao mesmo tempo em que centenas de fabricantes estão fornecendo cartões inteligentes (smart cards) e terminais de leitoras MIFARE.